A campanha “Agro: a indústria-riqueza do Brasil”: análise à luz da educação ambiental crítica
The “Agro: a indústria-riqueza do Brasil” campaign: analysis in the light of critical environmental education
Resumo
Esta pesquisa investigou, sob a perspectiva da educação ambiental crítica, como a campanha “Agro: a indústria-riqueza do Brasil”, cujo slogan é “Agro é tech, Agro é pop, Agro é tudo”, veicula mensagens sobre o agronegócio brasileiro e quais são elas. Foi realizado um levantamento das peças transmitidas, do início da campanha em junho de 2016 até abril de 2020, e utilizados referenciais metodológicos da análise fílmica e da análise de conteúdo. A principal estratégia identificada foi a argumentação. A campanha transmite uma visão positiva do agronegócio, que é apresentado como um setor moderno, produtivo, sustentável e indispensável para a economia e a vida das pessoas. Atividades pedagógicas na perspectiva crítica podem utilizar esse material para explicitar as contradições do modelo de produção do agronegócio e para compreender o papel da publicidade na manutenção do status quo.
Palavras-chave: Propaganda; Educação ambiental crítica; Agronegócio
Abstract
This research investigated, from the perspective of critical environmental education, how the campaign “Agro: a indústria-riqueza do Brasil”, of which slogan “Agro é tech, Agro é pop, Agro é tudo”, conveys messages about Brazilian agribusiness and what they are. A survey was carried out of the ad pieces broadcasted, from the beginning of the campaign on June 2016 to April 2020, and methodological references of film analysis and content analysis were used. The main strategy identified was argumentation. The campaign conveys a positive vision of agribusiness, presented as a modern, productive, sustainable and essential sector for the economy and people's lives. Pedagogical activities from a critical vantage point can use this material to make explicit the contradictions of the agribusiness production model and to understand the role of publicity as a maintainer of the status quo.
Keywords: Publicity; Critical environmental education; Agribusiness
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