Uso de blogs no ensino de ciências: uma análise em estudos brasileiros

Use of blogs in science teaching: an analysis in Brazilian studies

Autores

  • Joana Diafilos Teixeira joanadteixeira@gmail.com
    Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcelo Borges Rocha rochamarcelo36@yahoo.com.br
    Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) https://orcid.org/0000-0003-4472-7423

Resumo

Os blogs são sites que permitem a publicação de conteúdos e mídias variáveis. Por sua dinamicidade e interatividade, são recursos potencialmente úteis para o processo educacional, especialmente para a aprendizagem de conhecimentos científicos. Desta forma, o objetivo do presente estudo foi investigar como tem ocorrido a inserção dos blogs na práxis educativa. Para tal, foi realizada uma revisão sistemática em periódicos da área de Ensino de Ciências. Os dados coletados foram analisados a partir de descritores gerais e específicos. Foi possível observar que os blogs são recursos com potencialidades educativas e utilizados em diferentes esferas de ensino. Porém, foram encontradas algumas lacunas no que diz respeito a problematização do seu uso no contexto escolar. Espera-se assim, que a pesquisa contribua para futuros estudos no sentido de aprofundar a relação entre os blogs e o Ensino de Ciências.

Palavras-chave: Blogs Educacionais; Recursos Educacionais; Estratégias Pedagógicas

 

 

Resumo

Blogs are sites that allow the publication of variable content and media. Due to their dynamism and interactivity, they are useful resources for an educational process, especially for the learning of scientific knowledge. Thus, the objective of the present study was to investigate how the insertion of blogs in educational praxis occurred. To this end, a systematic review was carried out in journals in the area of ​​Science Teaching. The data reported were from general and detailed data. It was possible to observe that blogs are resources with educational potential and possible in different spheres of education. However, there were many gaps regarding the problematization of its use in the school context. It is hoped that the research will contribute to future studies in order to deepen the relationship between blogs and Science Teaching.

Keywords: Educational Blogs; Educational Resources; Pedagogical Strategies

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Diafilos Teixeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde (UFRJ). Graduação em Ciências Biológicas (UNIRIO) e Mestrado em Ecoturismo e Conservação (UNIRIO). E-mail: joanadteixeira@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9421-4928

Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Rio de Janeiro. E-mail: rochamarcelo36@yahoo.com.br . Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4472-7423

Downloads

Publicado

22/06/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 167
  • pdf downloads: 271

Como Citar

DIAFILOS TEIXEIRA, J.; BORGES ROCHA, M. Uso de blogs no ensino de ciências: uma análise em estudos brasileiros: Use of blogs in science teaching: an analysis in Brazilian studies. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5006. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)