Educação em Saúde na área de Ensino: tendências e padrões em estudos brasileiros

Health Education in Teaching field: trends and standards in brazilian studies

Autores

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar como a Educação em Saúde tem sido abordada nas publicações nacionais em periódicos da área de Ensino da CAPES. Realizou-se um estudo qualitativo, de cunho exploratório e descritivo, em formato de revisão sistemática nas revistas do estrato A1 no período entre 2017 e 2021. Verificou-se que a Região brasileira que mais produz sobre o tema é a Sudeste, especialmente nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Os temas mais abordados na Educação em Saúde foram o Programa Saúde na Escola, a Educação Alimentar e Nutricional e a Prevenção ao uso de Álcool e Drogas. Apesar dos desafios da pesquisa brasileira, das lacunas na formação de professores e da ausência de Políticas Públicas efetivas, percebe-se que existem possibilidades para uma Educação em Saúde nas escolas. Um deles diz respeito à aproximação de áreas, como a do Ensino e a da Saúde, para potencializar os aprendizados necessários à Saúde dos estudantes.

Palavras-chave: Educação em Saúde; Ensino; Escola.

 

 

Abstract

The objective of this study was to analyze how Health Education has been addressed in national publications in journals from the Teaching area of CAPES. We conducted a qualitative, exploratory and descriptive study, in the format of a systematic review in A1 journals in the period between 2017 and 2021. It was found that the Brazilian region that produces the most on the subject is the Southeast, especially in the states of Rio de Janeiro and São Paulo. The most addressed themes in Health Education were the Health at School Program, Food and Nutrition Education, and Prevention of Alcohol and Drug Use. Despite the challenges of Brazilian research, the gaps in teacher training, and the absence of effective Public Policies, it is clear that there are possibilities for Health Education in schools. One of them concerns the approximation of areas, such as Teaching and Health, to enhance the learning required for the students' Health.

Keywords: Health Education. Teaching. School.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Augusto Dalmonte Malacarne, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação em Ciências e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. E-mail: ze_malacarne@hotmail.com. ORCID: 0000-0001-9232-7817.

Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET, Campus Maracanã.

Doutor em Ciências Biológicas. Departamento de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. E-mail: rochamarcelo36@yahoo.com.br. ORCID: 0000-0003-4472-7423.

Downloads

Publicado

02/03/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 411
  • pdf downloads: 375

Como Citar

DALMONTE MALACARNE, J. A.; BORGES ROCHA, M. Educação em Saúde na área de Ensino: tendências e padrões em estudos brasileiros: Health Education in Teaching field: trends and standards in brazilian studies. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4944. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)