Ensino da Saúde na Cidade do Rio de Janeiro: percepções de professores de educação física na educação básica

Teaching health in the city of Rio de Janeiro: perceptions of physical education teachers in basic education

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Educação física escolar, Educação em saúde

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as percepções de saúde de 100 professores de educação física, atuantes na educação básica, na cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa exploratória, em que a coleta foi realizada por um questionário, divulgado virtualmente por bola de neve e analisado quanti-qualitativamente pela estatística descritiva e pela Análise de Conteúdo. A alimentação, o bem-estar e a atividade física são os principais componentes da saúde, segundo os docentes. A unidade temática mais utilizada para trabalhar o tema são os jogos e brincadeiras, e os projetos interdisciplinares ocorrem, majoritariamente, com as disciplinas ciências/biologia. As principais dificuldades para o ensino da saúde estão relacionadas à participação dos estudantes, à falta de apoio da equipe escolar e às condições estruturais das instituições.

Palavras-chave: Ensino; Educação Física Escolar; Educação em Saúde.

 

Abstract

The aim of this study was to analyze the health perceptions of 100 physical education teachers, working in basic education, in the city of Rio de Janeiro. This is exploratory research, in which data collection was conducted through a questionnaire, disseminated virtually through snowball sampling and analyzed quantitatively and qualitatively through descriptive statistics and Content Analysis. Nutrition, well-being, and physical activity are the main components of health, according to the teachers. The most commonly used thematic unit to work on the topic are games and play, and interdisciplinary projects mostly involve science/biology subjects. The main difficulties for teaching health are related to student participation, lack of support from the school team, and structural conditions of the institutions.

Keywords: Teaching; Physical Education in School; Health Education.

 

 

 

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Biografia do Autor

José Augusto Dalmonte Malacarne, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. E-mail: ze_malacarne@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9232-7817

Marcelo Borges Rocha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós doutorado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas.  Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro. E-mail: rochamarcelo36@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4472-7423

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Publicado

10/11/2024
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Como Citar

DALMONTE MALACARNE, J. A.; BORGES ROCHA, M. Ensino da Saúde na Cidade do Rio de Janeiro: percepções de professores de educação física na educação básica: Teaching health in the city of Rio de Janeiro: perceptions of physical education teachers in basic education. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9264. Acesso em: 8 dez. 2024.

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