Brincando e aprendendo na Amazônia: Construção de brinquedos como prática pedagógica de relações intergeracionais

Playing and learning in the Amazon: Construction of toys as a pedagogical practice of intergenerational relationships

Autores

Palavras-chave:

Educação infantil, Práticas educativas, Relações intergeracionais, Educação básica

Resumo

Apresentamos nesta pesquisa uma prática pedagógica desenvolvida pela Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins (UMA/UFT) junto às crianças de um Centro Municipal de Educação Infantil na cidade de Palmas, capital do estado do Tocantins, estado membro da Amazônia Legal, que contempla as relações intergeracionais entre crianças pequenas e pessoas idosas, em práticas educativas com construção de brinquedos, que possuem intencionalidades educativas oriundas da memória cultural das pessoas idosas envolvidas e alcançam os princípios para as propostas da Educação Infantil. É uma pesquisa de corrente fenomenológica de Merleau-Ponty, de cunho qualitativo e com observação documental referenciada bibliograficamente em autores que pesquisam as relações de diferentes gerações. O objetivo principal da nossa pesquisa  é descrever as percepções das relações intergeracionais entre crianças e as pessoas idosas em uma prática educativa de construção de brinquedos. Nos resultados pontuamos a potencialidade das práticas educativas envolvendo as relações intergeracionais entre crianças e pessoas idosas para o desenvolvimento infantil e também para o envelhecimento ativo.

Palavras-chave:  Educação infantil; Práticas educativas; Relações intergeracionais; Educação básica.

 

Abstract

This research presents a pedagogical practice developed by the Maturity University of the Federal University of Tocantins (UMA/UFT) with the children of a Municipal Center for Early Childhood Education in the city of Palmas, capital of the state of Tocantins, a member state of the Amazon. Legal, which contemplates the intergenerational relationships between small children and elderly people from UMA/UFT, in an educational intention of building toys, originating from the cultural memory of the elderly people involved. It is a research of Merleau-Ponty's phenomenological current, of a qualitative nature and with documentary observation bibliographically referenced in authors who research the relationships of different generations. The main objective of our research is to describe the perceptions of intergenerational relationships between children and the elderly in an educational practice of building toys. In the results, we point out the potential of educational practices involving intergenerational relationships between children and elderly people for child development and also for active aging.

Palavras-chave: Child education; Educational practices; Intergenerational relations; Basic education.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nubia Pereira Brito Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda no Programa de Pós-Gradaução em Educação, na Universidade Federal do Tocantins (UFT); especialista em Educação Infantil (UCAM) e em Psicopedagogia (EADCON); graduada em Pedagogia (UNIRG); vencedora do Prêmio Qualidade na Educação Infantil (MEC), com o projeto Brincando e Aprendendo com o Vovô; leitora crítica das publicações do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (MEC); vencedora do Prêmio Professores do Brasil (MEC), com o projeto Cantinhos de Brincadeiras e Interações; reconhecimento profissional internacional na Irlanda (CAPES); expositora no programa Professor Presente (TV Escola); com experiência em coordenação, supervisão e gestão escolar. Atualmente é professora na Rede Municipal de Palmas, no Centro Municipal de Educação Infantil João e Maria.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1026-4734    Email: professoranubiabrito@gmail.com

 

Neila Barbosa Osório, Universidade Federal do Tocantins

Pós-doutora em Educação pela UEPA/PA; doutora em Ciência do Movimento Humano pela UFSM/RS; mestre em Educação pela UNESP/SP; graduada em Serviço Social pela UCDB/MS; pesquisadora de produtividade pela FAPT-TO; premiada como Pioneira em Educação de Velhos no Estado de Mato Grosso do Sul; professora pesquisadora na UFT, no Colegiado de Pedagogia; docente do Programa Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFT); membra do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PPGEDA); coordenadora da Tecnologia Social Universidade da Maturidade (UMA); líder do grupo de pesquisa Educação Intergeracional e Altas Habilidades, junto ao CNPq. Escreve sobre políticas sociais do envelhecimento na Amazônia Legal, direito e políticas públicas para a Pessoa Idosa, educação de velhos na Universidade, relações intergeracionais, Instituições de Longa Permanência e relação avós e netos.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6346-0288    Email: neilaosorio@uft.edu.br

Marlon Santos de Oliveira Brito, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando em Educação na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestre em Educação. Pós-graduado em Educação a Distância; Educação Integral; Educação Básica; Orientação Educacional; Gestão Escolar e Ensino de Matemática; Graduado em Normal Superior, Pedagogia e Matemática. Trabalha como orientador educacional na UFT - Câmpus de Palmas. Colaborador na Universidade da Maturidade - UMA/UFT. Atua principalmente com os temas: orientação educacional, educação intergeracional, gestão escolar, andragogia, educação a distância, comunicação institucional, projetos socioculturais e relações públicas.

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5487-2400    Email: marlonoliveirabrito@gmail.com

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BNCC, Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil. MEC/SEB: 2018.

DCNEI, Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. MEC: 2009.

DE OLIVEIRA, Z. R. Jogo de papéis: um olhar para as brincadeiras infantis. Cortez Editora, 2017.

FREIRE, P. Professora sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D'água, 2008.

GADOTTI, M. A escola e o professor: Paulo Freire e a paixão de ensinar. São Paulo, Publisher Brasil, 2007.

GADOTTI, M; CARNOY, M. Reinventando Freire. A práxis do Instituto Paulo Freire. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2018.

HUSSERL, E. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica. São Paulo: Idéias & Letras, 2006.

KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1999.

LAKATOS, E. M. e MARCONI, M. A. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

OLIVEIRA, N. P. B.; OSÓRIO, N. B.; BRITO, M. S. O.; As relações intergeracionais entre crianças e velhos durante a construção de brinquedos. Colóquio Internacional da Afirse: Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação – Secção Brasileira: 2022. Disponível em: https://www.even3.com.br/v_coloquio_intern_xi_coloquio_nacional_afirse_brasil_2022/ Acesso em: 24 de ago. de 2022.

OLIVEIRA, Nubia Pereira Brito et al. O encantamento nas narrativas intergeracionais com a Universidade da Maturidade - UMA/UFT e o Projeto Ecoponto na Escola. In: Anais do Seminário Internacional de Gerontologia e Envelhecimento Ativo. In: Anais do Seminário Internacional de Gerontologia e Envelhecimento Ativo. Palmas- TO: UMA/UFT, 2022. Disponível em: Acesso em: 16 de mar. de 2023.

OLIVEIRA, Nubia Pereira Brito. Brincando e aprendendo com o vovô. in Ricchiero, Ideli e Lopes Magda Patrícia Muller (organizadoras). Prêmio Qualidade na Educação Infantil. Projetos premiados. MEC/SEB: 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/eduinf/premio2004.pdf Acesso em: 25 de mar. de 2023.

OLIVEIRA, P. S. Cultura e co-educação de gerações. Psicologia USP, v. 9, p. 261-295, 1998. Disponível: https://www.scielo.br/j/pusp/a/qc9YsDWYDfBkgK6BRyNjT3Q/?lang=pt Acesso em 30 de jan. 2022.

OSÓRIO, N. B. et al. A Era dos Avós Contemporâneos na Educação dos Netos e Relações Familiares: Um Estudo de Caso na Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins. Revista Signos, Lajeado, 39, n. 1, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1837 Acesso em: 06 de mar. de 2023.

OSÓRIO, N. B. et. al. A Era dos Avós Contemporâneos na Educação dos Netos e Relações Familiares: Um Estudo de Caso na Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins. Revista Signos, Lajeado, ano 39, n. 1, 2018. ISSN 1983-0378 Disponível em: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1837 Acesso em: 10 de jan. de 2023.

RELATÓRIOS. Documentos dos professores do Centro Municipal de Educação Infantil João e Maria. Palmas - Tocantins. Secretaria Municipal de Educação: 2022.

VIGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

VILLAS-BOAS, S. et al. A educação intergeracional no quadro da educação ao longo da vida-Desafios intergeracionais, sociais e pedagógicos. Investigar em Educação, v. 2, n. 5, 2016. Disponível em: http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/114 Acesso em 30 de jan. 2023.

Downloads

Publicado

27/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 62
  • pdf downloads: 24

Como Citar

PEREIRA BRITO OLIVEIRA, N.; BARBOSA OSÓRIO, N.; SANTOS DE OLIVEIRA BRITO, M. Brincando e aprendendo na Amazônia: Construção de brinquedos como prática pedagógica de relações intergeracionais: Playing and learning in the Amazon: Construction of toys as a pedagogical practice of intergenerational relationships. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7355. Acesso em: 22 nov. 2024.