Ensinando com música: uma proposta para ensino de botânica criptogâmica
Teaching with music: a proposal for teaching cryptogamic botany
Resumo
Historicamente a botânica é considerada por alunos e professores tediosa e enfadonha, marcada ao longo do tempo pelo predomínio de muitos termos relacionados à morfologia interna e externa das plantas. A problemática ainda é maior no ensino de algas, uma vez que o termo inclui um grupo artificial de organismos fotossintetizantes que abrange cianobactérias, protistas e as algas verdes, tornando difícil a compreensão por parte dos alunos. O presente artigo apresenta uma sequência didática utilizando como recurso não convencional a música, associada a aulas práticas, objetivando tornar a aprendizagem mais significativa para os alunos.
Palavras-chave: Algas; Ciências; Educação; Ensino-aprendizagem
Abstract
Historically, botany is considered by students and teachers as tedious and boring, marked over time by the predominance of many terms related to the internal and external morphology of plants. The problem is even greater in the teaching of algae, since the term includes an artificial group of photosynthetic organisms that includes cyanobacteria, protists and green algae, making it difficult for students to understand. This study presents a didactic sequence using music as an unconventional resource, associated with practical classes, aiming to make learning more meaningful for students.
Key words: algae, Sciences; Education; Teaching-learning
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 223
- pdf downloads: 233