Ensinando com música: uma proposta para ensino de botânica criptogâmica

Teaching with music: a proposal for teaching cryptogamic botany

Autores

  • Amelia Carlos Tuler ameliatuler@gmail.com
    UFRR

Resumo

Historicamente a botânica é considerada por alunos e professores tediosa e enfadonha, marcada ao longo do tempo pelo predomínio de muitos termos relacionados à morfologia interna e externa das plantas. A problemática ainda é maior no ensino de algas, uma vez que o termo inclui um grupo artificial de organismos fotossintetizantes que abrange cianobactérias, protistas e as algas verdes, tornando difícil a compreensão por parte dos alunos. O presente artigo apresenta uma sequência didática utilizando como recurso não convencional a música, associada a aulas práticas, objetivando tornar a aprendizagem mais significativa para os alunos.

Palavras-chave: Algas; Ciências; Educação; Ensino-aprendizagem

 

Abstract

Historically, botany is considered by students and teachers as tedious and boring, marked over time by the predominance of many terms related to the internal and external morphology of plants. The problem is even greater in the teaching of algae, since the term includes an artificial group of photosynthetic organisms that includes cyanobacteria, protists and green algae, making it difficult for students to understand. This study presents a didactic sequence using music as an unconventional resource, associated with practical classes, aiming to make learning more meaningful for students.

Key words: algae, Sciences; Education; Teaching-learning

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amelia Carlos Tuler, UFRR

Bióloga, mestre e doutora em Botânica. Professora Adjunto A da Universidade Federal de Roraima (UFRR), lotada no Centro de Estudos da Biodiversidade (CBIO). Tem como linhas de pesquisa Taxonomia e Sistemática Vegetal e Etnobotânica. Email: ameliatuler@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1512-5493

Downloads

Publicado

07/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 223
  • pdf downloads: 233

Como Citar

CARLOS TULER, A. Ensinando com música: uma proposta para ensino de botânica criptogâmica: Teaching with music: a proposal for teaching cryptogamic botany . Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5531. Acesso em: 21 dez. 2024.