Questões de método na construção da pesquisa em educação: ampliando olhares
Method issues in the construction of research in education: broadening perspectives
Resumo
Este texto tem como propósito apresentar a resenha da obra Questões de método na construção da Pesquisa em Educação, de Evandro Ghedin e Maria Amélia Santoro Franco (2011). A presente obra está estruturada em 6 capítulos e compõe a série Saberes Pedagógicos da coleção Docência em Formação da editora Cortez. É oportuno destacar que os autores têm se destacado quando a temática é pesquisa científica, mas, precisamente sobre a abordagem qualitativa. As discussões tecidas na obra constituem como espaço de diálogo permanente entre leitor e obra, oportunizando ao mesmo, estabelecer uma reflexão sistemática acerca das questões de método que envolve o processo de pesquisa em educação, e objetiva desenvolver reflexões necessárias sobre a urgência de se (re)pensar epistemologicamente os problemas de investigação no contexto educacional. Nessa direção, os autores propõem a construção de uma epistemologia nutrida por elementos da dialética, da fenomenologia e da hermenêutica, constituídas em uma perspectiva reflexiva em que o conhecimento científico se constrói a partir da articulação dialógica entre sujeito, objeto e o contexto social em que está inserido esse sujeito, mediados pela metodologia do processo crítico e investigativo.
Palavras-chave: Pesquisa em educação; Conhecimento científico; Metodologia qualitativa.
Abstract
This work aims to present a review of the book Method issues in the construction of Research in Education, written by Evandro Ghedin and Maria Amélia Santoro Franco (2011). The aforementioned book is structured in 6 chapters and composes the Pedagogical Knowledge series of the teaching training collection by the Cortez publishing company. It is also worth highlighting that the authors have stood out when the subject is a scientific research, and precisely on the qualitative approach. The discussions on this, constitute a space for permanent dialogue between the reader and the work, providing the opportunity to establish a systematic reflection on the questions of method that involve the education research process, and aim to develop necessary reflections on the urgency of if to rethink epistemologically about research problems in the educational context. In this direction, the authors propose here the construction of an epistemology normally nourished by elements of dialectics, phenomenology and hermeneutics, constituted in a reflexive perspective in which scientific knowledge is constructed from the dialogical articulation between subject, object and the social context in which this subject is inserted, mediated by the methodology of the critical and investigative process.
Keywords: Educational research; Scientific knowledges; Qualitative methodologies
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 1670
- pdf downloads: 625