Ensino de sociologia no contexto pandêmico: relato de uma prática educativa na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará

La enseñanza de la sociología en el contexto de la pandemia: informe de una práctica educativa en la Escuela de Aplicación de la Universidad Federal de Pará

Autores

Resumo

Objetivou-se neste este trabalho descrever como ocorreram as regências da disciplina de Sociologia com as turmas de 1ª Série do Ensino Médio na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EA-UFPA), uma das atividades desenvolvidas pelo Programa Residência Pedagógica – Núcleo de Sociologia. Para o desenvolvimento das atividades, nos baseamos nos princípios de Paulo Freire (1987; 1996; 2012) e bell hooks (2013) para trazer os conhecimentos e os contextos em que os alunos estão inseridos para a sala de aula, além de trazer inovações com o incremento da tecnologia no processo de ensino. Com isso, pudemos concluir que é necessário fazer da sala de aula um espaço de entusiasmo, que faça sentido no cotidiano destes alunos, mesmo nos contextos mais diversos, para que se sintam parte do processo de ensino.

Palavras-chave: Ensino de Sociologia; Formação Docente; Tecnologias.

 

Resumen

El objetivo de este trabajo fue describir cómo se produjo la conducción del curso de sociología con las clases de 1er Grado de Bachillerato en la Escuela de Aplicación de la Universidad Federal de Pará (EA-UFPA), una de las actividades desarrolladas por el Programa de Residencia Pedagógica - Centro de Sociología. Para el desarrollo de actividades, nos basamos en los principios de Paulo Freire (1987; 1996; 2012) y bell hooks (2013) para acercar los conocimientos y contextos en los que los estudiantes se insertan en el aula, además de aportar innovaciones con el aumento de la tecnología en el proceso de enseñanza. Con esto, pudimos concluir que es necesario hacer del aula un espacio de entusiasmo, que tenga sentido en la vida cotidiana de estos estudiantes, incluso en los contextos más diversos, para que se sientan parte del proceso de enseñanza.

Palabras clave: Enseñanza de la Sociología; Formación docente; Tecnologías.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Figueiredo, Universidade Federal do Pará

Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará. Bolsista no Projeto Residência Pedagógica – Núcleo de Sociologia. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8789-127X    E-mail: leof.amazonia@gmailcom.

 

Maria Raiele Sousa, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará. Bolsista no Projeto Residência Pedagógica – Núcleo de Sociologia. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7180-7774. E-mail: maariaraiele@gmail.com.

Vergas Vitória Andrade da Silva, Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará

Doutorado (2012) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora da Educação Básica na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-3730-5938. E-mail: vergas@ufpa.br.

Downloads

Publicado

29/05/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 131
  • pdf downloads: 160

Como Citar

FIGUEIREDO, L.; SOUSA, M. R.; ANDRADE DA SILVA, V. V. Ensino de sociologia no contexto pandêmico: relato de uma prática educativa na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará: La enseñanza de la sociología en el contexto de la pandemia: informe de una práctica educativa en la Escuela de Aplicación de la Universidad Federal de Pará. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5217. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos