Avaliação da aprendizagem dos aspectos quantitativos das transformações químicas através de mapas conceituais

Assessment of learning on quantitative aspects of chemical transformations through concept maps

Autores

  • Argeu Cavalcante Fernandes IFRN
  • Ewerton Lopes Pires Neto
  • Luiz Eduardo Freitas de Moura

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar as contribuições da construção de mapas conceituais como ferramenta para avaliar o processo de ensino-aprendizagem, numa perspectiva de avaliação formativa, sobre o conteúdo dos aspectos quantitativos das transformações químicas. Para tanto, recorremos aos estudos sobre avaliação da aprendizagem, na perspectiva de Luckesi (2011) e Hoffamann (2009), como subsídios às discussões tecidas neste trabalho. A pesquisa possui natureza qualitativa e considerou as intensas interações entre os sujeitos pesquisados, pesquisador e o objeto em estudo, dada a finalidade de explorar as relações de significados e a interpretação do objetivo pretendido. Como resultado, foi possível perceber que os mapas conceituais construídos pelos estudantes, em grande parte, mostraram vinculações potencialmente significativas e articuladas à construção do conhecimento durante a aplicação do que chamamos de “resolução de problemas estequiométricos” selecionados.

Palavras-chave: Avaliação; Mapas Conceituais; Educação Química. 

 

Abstract

This article aims to investigate the contributions of the construction of conceptual maps as a tool to evaluate the teaching-learning process, in a formative evaluation perspective, on the content of the quantitative aspects of chemical transformations. To this end, we resort to studies on learning assessment, from the perspective of Luckesi (2011) and Hoffamann (2009), as subsidies to the discussions in this work. The research has a qualitative nature and considered the intense interactions between the researched subjects, the researcher and the object under study, given the purpose of exploring the relationships of meanings and the interpretation of the intended objective. As a result, it was possible to perceive that the conceptual maps constructed by the students, to a large extent, showed potentially significant and articulated links to the construction of knowledge during the application of what we call “solving stoichiometric problems” selected.

Keywords: Evaluation; Concept Maps; Chemical Education.

Biografia do Autor

Argeu Cavalcante Fernandes, IFRN

Doutor em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Educação (Ensino de Ciências Exatas e Ambientais) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em parceria com IFRN e UFERSA. Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Professor de Química EBTT do IFRN campus Currais Novos, com atuação nos níveis médio e superior. Realiza pesquisa na área de ensino de química na perspectiva do ensino mediado pelas tecnologias, metodologias ativas, experimentação investigativa e processo de avaliação.  E-mail: argeu.fernandes@ifrn.edu.br  

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0222-9883

Ewerton Lopes Pires Neto

Licenciando em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Currais Novos. Monitor da disciplina de Química Inorgânica de Coordenação e aluno bolsista do Programa Residência Pedagógica, financiado pela CAPES.

E-mail: ewerton.n@academico.ifrn.edu.br   ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6155-4782

Luiz Eduardo Freitas de Moura

Licenciando em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Currais Novos. Monitor da disciplina de cálculo integral e diferencial II. E-mail: moura.freitas@academico.ifrn.edu.br      

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6784-9469

 

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Publicado

01/05/2022

Edição

Seção

Artigos