Permanência e Êxito: as percepções dos alunos da educação profissional de nível médio no interior do Amazonas

Permanence and Success: the perceptions of professional education students in the county of the Amazonas

Autores

  • Hudinilson Kendy de Lima Yamaguchi hkendy@ifam.edu.br
    IFAM
  • Allan Augusto Maciel dos Santos allanaugustom@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM https://orcid.org/0000-0002-0330-7775
  • Maria Jordanna de Souza Barbosa souzajordanna12@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM https://orcid.org/0000-0003-0245-245X

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar os fatores que influenciam na permanência e no êxito dos alunos do 1º ano do Ensino Médio Técnico no interior do Amazonas. O estudo utilizou como metodologia um estudo de caso, de natureza aplicada, descritiva, com abordagem mista e temporalidade transversal.  Consoante essa abordagem, a infraestrutura institucional, as práticas integradoras de ensino e a diversidade de disciplinas foram  pensadas e articuladas para favorecer a aprendizagem, contudo as dificuldades iniciais dos alunos em assimilar os conteúdos ministrados, nesse formato de técnico integrado ao médio, contribuem para a desmotivação escolar e para o desenvolvimento pessoal e intelectual do discente, fato que resulta  na retenção do alunado, na reprovação dos mesmos e desagua nos processos de transferências para a rede regular de ensino. Assim concluímos que se faz necessária a adoção de políticas institucionais de acompanhamento e de práticas pedagógicas que contribuam para a formação humana integral destes alunos.

Palavras-chave: Adaptação. Ensino Técnico. Permanência. Êxito.

 

Abstract

The objective of this research was to analyze the factors that influence the permanence and success of students in the 1st year of Technical High School in the interior of Amazonas. The study used as methodology a case study, of an applied, descriptive nature, with a mixed approach and transversal temporality. According to this approach, the institutional infrastructure, the integrative teaching practices and the diversity of disciplines were designed and articulated to favor learning, however the initial difficulties of students in assimilating the contents taught, in this format of integrated technical to the medium, contribute to the school demotivation and for the personal and intellectual development of the student, a fact that results in the retention of the students, in their failure and ends in the transfer processes to the regular education network. Thus, we conclude that it is necessary to adopt institutional monitoring policies and pedagogical practices that contribute to the integral human formation of these students.

Keywords: Adaptation. Technical education. permanence. Success.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hudinilson Kendy de Lima Yamaguchi, IFAM

Mestre em Engenharia de Produção, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, atuando em pesquisas, ensino e extensão com temáticas voltadas para Educação Tecnológica. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6312-3436 e-mail: hkendy@ifam.edu.br

 

Allan Augusto Maciel dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Aluno do Curso Técnico em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, Bolsista de Iniciação Cientifica Jr. IFAM/CNPQ ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0330-7775 e-mail: allanaugustom@gmail.com

Maria Jordanna de Souza Barbosa , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Aluna do Curso Técnico em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, Bolsista do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Pesquisa Científica Aplicada à Inovação Tecnológica - PADCIT ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0245-245x e-mail: souzajordanna12@gmail.com

 

Downloads

Publicado

01/05/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 226
  • pdf downloads: 383

Como Citar

LIMA YAMAGUCHI, H. K. de; MACIEL DOS SANTOS, A. A. .; DE SOUZA BARBOSA , M. J. . Permanência e Êxito: as percepções dos alunos da educação profissional de nível médio no interior do Amazonas: Permanence and Success: the perceptions of professional education students in the county of the Amazonas. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5139. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos