Permanência e Êxito: as percepções dos alunos da educação profissional de nível médio no interior do Amazonas
Permanence and Success: the perceptions of professional education students in the county of the Amazonas
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar os fatores que influenciam na permanência e no êxito dos alunos do 1º ano do Ensino Médio Técnico no interior do Amazonas. O estudo utilizou como metodologia um estudo de caso, de natureza aplicada, descritiva, com abordagem mista e temporalidade transversal. Consoante essa abordagem, a infraestrutura institucional, as práticas integradoras de ensino e a diversidade de disciplinas foram pensadas e articuladas para favorecer a aprendizagem, contudo as dificuldades iniciais dos alunos em assimilar os conteúdos ministrados, nesse formato de técnico integrado ao médio, contribuem para a desmotivação escolar e para o desenvolvimento pessoal e intelectual do discente, fato que resulta na retenção do alunado, na reprovação dos mesmos e desagua nos processos de transferências para a rede regular de ensino. Assim concluímos que se faz necessária a adoção de políticas institucionais de acompanhamento e de práticas pedagógicas que contribuam para a formação humana integral destes alunos.
Palavras-chave: Adaptação. Ensino Técnico. Permanência. Êxito.
Abstract
The objective of this research was to analyze the factors that influence the permanence and success of students in the 1st year of Technical High School in the interior of Amazonas. The study used as methodology a case study, of an applied, descriptive nature, with a mixed approach and transversal temporality. According to this approach, the institutional infrastructure, the integrative teaching practices and the diversity of disciplines were designed and articulated to favor learning, however the initial difficulties of students in assimilating the contents taught, in this format of integrated technical to the medium, contribute to the school demotivation and for the personal and intellectual development of the student, a fact that results in the retention of the students, in their failure and ends in the transfer processes to the regular education network. Thus, we conclude that it is necessary to adopt institutional monitoring policies and pedagogical practices that contribute to the integral human formation of these students.
Keywords: Adaptation. Technical education. permanence. Success.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 302
- pdf downloads: 412