Reflexões de professores sobre ensino de língua inglesa com cinema no ensino médio

Teacher’s reflections about English teaching in high school with cinema

Autores

  • Maruana Kássia Tischer Seraglio maruana.seraglio@estudante.uffs.edu.br
    Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) https://orcid.org/0000-0002-0751-3445
  • Fernando Rossetto Gallego Campos fernando.campos@ifsc.edu.br
    Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) https://orcid.org/0000-0002-7995-395X

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as formações discursivas que emergem nos discursos de professores ao refletirem sobre ensino de Língua Inglesa utilizando cinema no Ensino Médio. Os participantes da pesquisa são professores que cursaram a pós-graduação lato sensu em Ensino de Língua Inglesa do IFSC em Chapecó e professores de Pinhalzinho, em Santa Catarina, que não cursaram a pós-graduação, sendo todos entrevistados de modo online. A metodologia utilizada tem base na Análise de Discurso e se enquadra enquanto pesquisa qualitativa. As entrevistas possibilitaram perceber que as formações discursivas que emergem na fala dos cursantes demonstram que ambos os grupos de informantes entendem a importância do cinema, mas a falta de conhecimentos específicos sobre o uso de cinema e de recursos nas escolas dificultam o trabalho dos professores.

Palavras-chave: Ensino de Língua Inglesa; Cinema; Formação Discursiva.

 

Abstract

This study aims at analyzing the discursive formations that emerge from teacher’s speech when reflecting about the bound between English Language teaching and cinema in high school. The participants were teachers that attended the graduate course in English Language Teaching offered by IFSC in Chapecó and teacher’s from Pinhalzinho, in Santa Catarina, that did not attend the course, either were interviewed through an online platform. This is a qualitative research based on Discourse Analysis. Results indicated that the discursive formations emerging from the attendees’ speech revealed that both groups of participants understand the importance of cinema, but the lack of specific knowledge about the use of cinema and of resources in schools make the work of teachers more difficult.

Palavras-chave: English Language Teaching; Cinema; Discursive formation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maruana Kássia Tischer Seraglio, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Doutoranda e mestra em Estudos Linguísticos pela UFFS. Desenvolve pesquisas na área da Análise de Discurso, com ênfase no discurso político e educacional. 

E-mail: maruana.seraglio@estudante.uffs.edu.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0751-3445

Fernando Rossetto Gallego Campos, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Professor de Geografia do IFSC e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFFS. Doutor e mestre em Geografia pela UFPR. Pesquisa temáticas sobre cinema, cultura, discurso, espaço, futebol e representações.

E-mail: fernando.campos@ifsc.edu.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7995-395X

 

Downloads

Publicado

31/03/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 115
  • pdf downloads: 118

Como Citar

TISCHER SERAGLIO, M. K.; GALLEGO CAMPOS, F. R. Reflexões de professores sobre ensino de língua inglesa com cinema no ensino médio: Teacher’s reflections about English teaching in high school with cinema. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5088. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos