Mulheres transexuais/travestis: a vulnerabilidade educacional nas instituições de ensino

Transsexual/transvestite women: educational vulnerability in educacional institutions

Autores

  • Gleydson da Paixão Tavares guedo@uesc.br
    Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo

Este trabalho objetiva identificar e analisar quais as principais dificuldades que inviabilizam a escolarização das mulheres transexuais/travestis. A pesquisa é qualitativa e de cunho bibliográfico e documental. Utilizou como instrumentos para a produção dos dados as narrativas de duas mulheres transexuais e a análise de documentos. Os resultados deste estudo apontam para uma quase total inacessibilidade de pessoas transexuais/travestis ao ensino superior e um alto índice de evasão escolar. Revelam que os principais fatores que contribuem para a evasão estão relacionados ao assédio moral, ao desrespeito ao uso do nome social e às restrições de acesso tanto ao banheiro “masculino” quanto ao “feminino”. Diante do exposto, a pesquisa aponta para a necessidade de implementação de políticas públicas educacionais e sociais efetivas que assegurem os direitos das pessoas transexuais/travestis.

Palavras-chave: Mulheres transexuais/travestis; Educação; Vulnerabilidade.

 

 

Abstract

This work aims to identify and analyze the main difficulties that make it impossible the schooling of transsexual/transvestite women. The research is qualitative and bibliographic and documentary. As instruments for the production of data, the narratives of two transsexual women and document analysis. The results of this study point to an almost total inaccessibility of transsexuals people and transvestites to higher education and a high rate of school dropout. They reveal that the main factors that contribute to evasion are related to bullying, the disrespect to the use of the social name and the restrictions of access to both the “men's” and the “female” bathrooms. Given the above, the research points to the need to implement effective public educational and social policies that guarantee the rights of transsexuals/transvestites.

Keywords: Transsexual/transvestite women; Education; Vulnerabilit.

 

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Biografia do Autor

Gleydson da Paixão Tavares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestrando em Educação Científica e Formação de Professores – PPGECFP pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Especialista em Docência do Ensino Superior (2008) e Gestão de Recursos Humanos (2010), pela Universidade Cândido Mendes – UCAM. Professor-tutor do Curso de Pedagogia EaD da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. E-mail: guedo@uesc.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3225-6209.

 

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Publicado

06/03/2022
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Como Citar

DA PAIXÃO TAVARES, G. Mulheres transexuais/travestis: a vulnerabilidade educacional nas instituições de ensino: Transsexual/transvestite women: educational vulnerability in educacional institutions. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5041. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos