Estudo sobre educação das relações étnico-raciais no ensino de química: um panorama dos trabalhos publicados no ENEQ

Study on education of ethnic-racial relations in chemistry teaching: a panorama of the works published in ENEQ

Autores

Resumo

Pesquisas relacionadas a questões étnico-raciais têm promovido muito discussão no âmbito educacional, em especial, na área de ensino de Química. O objetivo deste artigo foi investigar como a Educação das Relações Étnico-Raciais tem sido contemplada nas pesquisas na área de Ensino de Química nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ). A pesquisa foi realizada por meio da abordagem qualitativa, com análise exploratória e de cunho bibliográfico, no recorte temporal de 2008 - 2018. Foram encontrados 55 trabalhos, dentre os 5323 publicados no período investigado. Como resultado, observou-se um comportamento de crescimento na produção de pesquisas sobre o tema entre as edições de 2012 a 2014, pode-se mensurar ainda que as linhas temáticas mais contempladas nas pesquisas foram Inclusão e Políticas Educacionais (IPE) e Formação de Professores (FP). Constatou-se uma carência de publicações do tema no ENEQ quando comparadas com o volume superior de trabalhos publicados sobre diversas temáticas na área de Ensino de Química.

Palavras-chave: Relações Étnico-Raciais; Ensino de Química; Cidadania; Prática Pedagógica.

 

Abstract

Research related to ethnic-racial issues has promoted much discussion in the educational field, especially in the area of ​​chemistry teaching. The aim of this article was to investigate how the Education of Ethnic-Racial Relations has been contemplated in research in the area of ​​Chemistry Teaching in the proceedings of the National Meeting of Chemistry Teaching (ENEQ). The research was carried out using a qualitative approach, with exploratory and bibliographic analysis, in the time frame of 2008 - 2018. 55 works were found, among the 5323 published in the investigated period. As a result, there was a growth behavior in the production of research on the subject between the editions from 2012 to 2014, it can also be measured that the thematic lines most contemplated in the research were Inclusion and Educational Policies (IPE) and Teacher Training (FP). There was a lack of publications on the subject in ENEQ when compared to the higher volume of published works on various topics in the area of ​​Chemistry Teaching.

Keywords: Ethnic-racial Relations; Chemistry Teaching; Citizenship; Pedagogical Practice.

 

 

Biografia do Autor

Geovane de Melo Leal, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Pós-Graduando em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA. Especialista em Metodologia do Ensino de Química pelo Centro Universitário Internacional – Uninter. Licenciado em Química pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. E-mail: geovanemelo_26@hotmail.com.

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6822-9379.

Antônia Maria Alves de Moura, Faculdade Evangélica do Piauí - FAEPI

Especialista em Bioquímica pela Faculdade Evangélica do Piauí – FAEPI. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Evangélica do Piauí – FAEPI. Licenciada em Química pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. E-mail: antoniamamoura@gmail.com.

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7359-3431.

 

Davi da Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutor e Mestre em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química na Universidade Federal de Santa Catarina – PPGQ/UFSC. Licenciado e Bacharel em Química pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Professor associado da Universidade Federal do Piauí – UFPI. E-mail: dsdavi@ufpi.edu.br.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3346-2562.

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Publicado

14/06/2022

Edição

Seção

Artigos