Gestão, inclusão e atendimento educacional especializado: mapeamento de produções de pós-graduações

Management, inclusion and specialized educational service: mapping of postgraduate productions

Autores

  • Ana Luiza de Souza de Castro analuizacastro.2010@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha https://orcid.org/0000-0001-7331-6872
  • Eliane Quincozes Porto eliane.porto@iffarroupilha.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Resumo

 

Esta investigação constitui-se de um mapeamento dos trabalhos de Pós-Graduação em Gestão Escolar e em Gestão Educacional, realizado nos repositórios virtuais de duas instituições públicas situadas no Rio Grande do Sul, a partir dos descritores “gestão, inclusão e atendimento educacional especializado”, compreendendo o período entre 2015 e 2019. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como objetivo identificar nas produções dos cursos pesquisados, as relações entre gestão e atendimento educacional especializado para a promoção da inclusão escolar. As análises apontam conceitos específicos para gestão escolar e gestão educacional, sendo escassos os trabalhos que aproximam a gestão da inclusão e do atendimento educacional especializado. Esperamos que a investigação realizada, fortaleça o tema nas discussões e futuras pesquisas nas comunidades escolares.

Palavras-chave: Atendimento educacional especializado; Gestão; Inclusão.

 

Abstract

This investigation consists of a mapping of Postgraduate work in School Management and Educational Management, carried out in the virtual repositories of two public institutions located in Rio Grande do Sul, based on the descriptors "management, inclusion and specialized educational service", covering the period between 2015 and 2019. The research, with a qualitative approach, aimed to identify in the productions of the courses surveyed, the relationships between management and specialized educational service to promote school inclusion. The analyzes point to specific concepts for school management and educational management, and there are few works that approach the management of inclusion and specialized educational service. We hope that the investigation carried out will strengthen the theme in discussions and future research in school communities.

Keywords: Specialized educational service; Management; Inclusion.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luiza de Souza de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Especialista (Lato Sensu) em Gestão Escolar e Licenciada em Ciências Biológicas, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos. E-mail: analuizacastro.2010@gmail.com. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-7331-6872

Eliane Quincozes Porto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana (UFN), Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Universidade do Alto Uruguai e das Missões (URI)- Campus Santo Ângelo. Docente de Educação Básica, Técnica e Tecnológica – Educação Especial/Atendimento Educacional Especializado, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) – Campus Júlio de Castilhos. Atua em ensino, pesquisa e extensão de temas voltados à Educação Especial, Educação Inclusiva, Transtornos de Aprendizagem Matemática, Atendimento Educacional Especializado e Aprendizagem Docente. E-mail: eliane.porto@iffarroupilha.edu.br. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-7774-8090.

Downloads

Publicado

19/03/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 133
  • pdf downloads: 324

Como Citar

DE SOUZA DE CASTRO, A. L. .; QUINCOZES PORTO, E. . Gestão, inclusão e atendimento educacional especializado: mapeamento de produções de pós-graduações: Management, inclusion and specialized educational service: mapping of postgraduate productions. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5004. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos