Modelização: da organização de dados à reflexão analítica em perspectiva complexa

Modeling: from the organization of the data to the reflection analytical of data in complex perspective

Autores

  • Heliza Colaço Góes heliza.goes@ifpr.edu.br
    Instituto Federal do Paraná
  • Ettiène Cordeiro Guérios ettienecg@hotmail.com
    Universidade Federal do Paraná

Resumo

Este artigo apresenta a modelização como método flexível para a organização, análise e reflexão de dados oriundos de fenômenos considerados complexos. O objetivo é apresentar passos criados para o desenvolvimento da modelização. O amparo teórico está em Le Moigne (1977), Morin e Le Moigne (2000), Campos (2004) e Caetano (2015). Os passos criados têm como pressuposto a modelização como processo metodológico de investigação, cujo resultado se demonstra por meio de representação gráfica como síntese analítica que possibilita sua reflexão. Exemplifica-se o processo de criação dos passos por meio de dados de pesquisa qualitativa de natureza interpretativa que identificou aproximações entre o Pensamento Complexo conforme Edgar Morin e a geometria, a partir das vozes de professores que ensinam Matemática. Apresenta-se a representação gráfica de um fenômeno modelizado.

Palavras-chave:  Pensamento Complexo; Formação de Professores; Modelização.

 

Abstract

This article presents modeling as a flexible method for the organization, analysis and reflection of data arising from phenomena considered complex. The objective is to present stages created for the development of modeling. The theoretical support is in Le Moigne (1977), Morin and Le Moigne (2000), Campos (2004) and Caetano (2015). The steps created are based on modeling as a methodological investigation process, the result of which is demonstrated through graphical representation as an analytical synthesis that enables its reflection. The process of creating the stages is exemplified by means of qualitative research data of an interpretive nature that identifies approximations between Complex Thinking according to Edgar Morin and geometry, from the voices of teachers who teach Mathematics. The graphical representation of a modeled phenomenon is presented.

Keywords: Complex Thinking; Teacher training; Modeling.

 

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Biografia do Autor

Heliza Colaço Góes, Instituto Federal do Paraná

Doutora em Educação e mestra em Educação em Ciências e em Matemática, ambos na Universidade Federal do Paraná. Professora do Instituto Federal do Paraná, campus Curitiba. Líder do grupo de estudos e pesquisas em Expressão Gráfica e/no processo de ensino-aprendizagem (IFPR). Vice-líder do Grupo TESSITURA: estudos e pesquisas em complexidade, formação de professores e Educação Matemática, (UFPR). Possui experiência na educação básica e atua em pesquisas na área de Educação, Expressão Gráfica, Educação Matemática e Complexidade.

E-mail: heliza.goes@ifpr.edu.br        ORCID: http://orcid.org/0000-0001-6810-6328

Ettiène Cordeiro Guérios, Universidade Federal do Paraná

Professora da Universidade Federal do Paraná. Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Membro dos grupos de pesquisa (CNPq): Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano; Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação. Líder do Grupo TESSITURA: estudos e pesquisas em complexidade, formação de professores e Educação Matemática (UFPR). Atua nas áreas de formação de professores, complexidade na perspectiva do pensamento complexo, educação matemática.

E-mail: ettiene@ufpr.br    ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5451-9957

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Publicado

02/03/2022
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Como Citar

COLAÇO GÓES, H.; CORDEIRO GUÉRIOS, E. . Modelização: da organização de dados à reflexão analítica em perspectiva complexa: Modeling: from the organization of the data to the reflection analytical of data in complex perspective. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4864. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos