Modelização: da organização de dados à reflexão analítica em perspectiva complexa
Modeling: from the organization of the data to the reflection analytical of data in complex perspective
Resumo
Este artigo apresenta a modelização como método flexível para a organização, análise e reflexão de dados oriundos de fenômenos considerados complexos. O objetivo é apresentar passos criados para o desenvolvimento da modelização. O amparo teórico está em Le Moigne (1977), Morin e Le Moigne (2000), Campos (2004) e Caetano (2015). Os passos criados têm como pressuposto a modelização como processo metodológico de investigação, cujo resultado se demonstra por meio de representação gráfica como síntese analítica que possibilita sua reflexão. Exemplifica-se o processo de criação dos passos por meio de dados de pesquisa qualitativa de natureza interpretativa que identificou aproximações entre o Pensamento Complexo conforme Edgar Morin e a geometria, a partir das vozes de professores que ensinam Matemática. Apresenta-se a representação gráfica de um fenômeno modelizado.
Palavras-chave: Pensamento Complexo; Formação de Professores; Modelização.
Abstract
This article presents modeling as a flexible method for the organization, analysis and reflection of data arising from phenomena considered complex. The objective is to present stages created for the development of modeling. The theoretical support is in Le Moigne (1977), Morin and Le Moigne (2000), Campos (2004) and Caetano (2015). The steps created are based on modeling as a methodological investigation process, the result of which is demonstrated through graphical representation as an analytical synthesis that enables its reflection. The process of creating the stages is exemplified by means of qualitative research data of an interpretive nature that identifies approximations between Complex Thinking according to Edgar Morin and geometry, from the voices of teachers who teach Mathematics. The graphical representation of a modeled phenomenon is presented.
Keywords: Complex Thinking; Teacher training; Modeling.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 239
- pdf downloads: 226