Letramento Matemático, um olhar a partir da BNCC

Mathematical Literacy, a view from the BNCC

Autores

Resumo

O letramento, termo recorrente nas discussões escolares, tem ganhado alguns adjetivos, dentre eles o letramento matemático, popularizado a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promulgada em 2017.  Dessa forma, o objetivo desse trabalho é analisar o conceito de letramento matemático, considerando sua gênese, seu desenvolvimento e as implicações para a organização do ensino de matemática, tendo como referente empírico o processo de elaboração da BNCC. Sendo assim, a partir das contribuições da teoria histórico-cultural, traçamos os caminhos de produção da BNCC e área da matemática do documento, discutimos o conceito de letramento e, por fim, o letramento matemático. As análises evidenciam um alinhamento da BNCC e consequentemente do letramento matemático às políticas neoliberais, fundamenta-se, também, nas categorias de competência e habilidade.

Palavras-chave: BNCC; letramento matemático; Teoria Histórico-Cultural.

 

Abstract

Literacy, a recurrent term in school discussions, has gained some adjectives, including mathematical literacy, popularized from the Common National Curriculum Base (BNCC), promulgated in 2017. In this way, the objective of this work is to analyze the concept of mathematical literacy, considering its genesis and development and the implications for the organization of the teaching of mathematics, having as empirical reference the process of elaboration of the BNCC. Thus, based on the contributions of historical-cultural theory, we trace the production paths of the BNCC and the area of ​​mathematics in the document, we discuss the concept of literacy and, finally, mathematical literacy. The analyzes evidence an alignment of the BNCC and, consequently, of mathematical literacy to neoliberal policies, it is also based on the categories of competence and ability.

Keywords: BNCC; mathematical literacy; Historical-Cultural Theory

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Ribeiro Viana de Carvalho, usp

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP) (2021). Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2017). Participa de grupo de estudos coordenados pela Prof.ª Dr.ª Elaine Sampaio Araujo e Prof.ª Dr.ª Débora Cristina Piotto e participa da OPM (Oficina Pedagógica de Matemática) e GEPEAMI (Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Ensino e Aprendizagem de Matemática na Infância) coordenados pela Prof.ª Dr.ª Elaine Sampaio Araujo.    E-mail: larissa.viana@alumni.usp.br

 

 

 

 

Elaine Sampaio Araujo, USP-FFCLRP

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro/Portugal (2007). Professora Associada da Universidade de São Paulo, atuando no curso de Pedagogia e de Pós-graduação em Educação da FFCLRP. É vice líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica - GEPAPe e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Ensino e Aprendizagem de Matemática na Infância- GEPEAMI

Orcid:  orcid.org/0000-0002-5012-5552 E-mail: esaraujo@usp.br

Downloads

Publicado

29/04/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 543
  • pdf downloads: 486

Como Citar

RIBEIRO VIANA DE CARVALHO, L.; SAMPAIO ARAUJO, E. Letramento Matemático, um olhar a partir da BNCC: Mathematical Literacy, a view from the BNCC. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4852. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos