Alimentação em Coleção Didática para a Educação de Jovens e Adultos: avanços em risco?

Alimentos en Colección Didáctica para la Educación de Jóvenes y Adultos: avances en riesgo

Autores

Resumo

Neste trabalho, investigou-se como é apresentada a temática alimentação em uma coleção de livros didáticos voltada para o segundo segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse sentido, analisamos as visões de ciência e tecnologia e de saúde presentes no material, assim como em que medida as proposições da coleção atendem às prerrogativas colocadas para a formação de estudantes da EJA em marcos legais. Constatou-se que a temática está presente em diferentes componentes curriculares de maneira articulada. Ainda, busca-se valorizar a identidade cultural e os conhecimentos prévios de estudantes, além de serem abordadas interessantes questões agrícolas e agrárias ligadas à produção de alimentos, o que vai ao encontro de perspectivas historicamente defendidas pelo movimento Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) e para EJA.

Palavras-chave: Alimentação; Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); Saúde.

 

Resumen

En este trabajo se investigó cómo se presenta el tema de la alimentación en una colección de libros destinados al segundo segmento de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA). En este sentido, analizamos las visiones de ciencia y tecnología y salud presentes en el material, así como en qué medida las proposiciones de la colección cumplen con las prerrogativas colocadas para la formación de los estudiantes de EJA en los marcos legales. Se encontró que el tema está presente en diferentes componentes curriculares de manera articulada. Además, busca potenciar la identidad cultural y los conocimientos previos de los estudiantes y discutir temas agrícolas y agrarios relacionados con la producción de alimentos de gran interés, que respondan a las perspectivas históricamente defendidas por el movimiento Ciencia Tecnología y Sociedad (CTS) y para la EJA.

Palabras clave: Alimentación; Libro de texto; Ciencia, Tecnología y Sociedad (CTS).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maraya Cristina Sberse, Prefeitura de Xaxim

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no ano de 2018. Especialização Lato Senso em Educação de Jovens e Adultos (2020) - Centro Universitário Leonardo da Vinci/UNIASSELVI, e em Ensino de Ciências Biológicas (2020) - Centro Universitário da Vinci/UNIASSELVI. Durante a graduação participou de diferentes atividades de Extensão e Científico-Culturais, dentre elas participação no DICITE/UFSC (Discursos da  Ciência  e  da  Tecnologia  na  Educação). Contato: mayara.sberse@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4234-8975.

Mariana Brasil, UFSC

Professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve pesquisas sobre os temas Controvérsias Científicas no Ensino de Ciências e Gênero e Sexualidade, a partir de referenciais feministas e estudos sociais da ciência, buscando articulá-los à formação de professoras de Biologia e Ciências. Contato: marianabrasilramos@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4741-7589

 

Larissa Zancan Rodrigues, UFSC

Licenciada em Ciências Biológicas (2012) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e mestre em Educação Científica e Tecnológica (2015) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde realiza pesquisa junto ao Grupo “Casulo: Pesquisa e Educação em Ciências e Biologia”. Contato: larissazancan@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4326-616X

Downloads

Publicado

21/02/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 149
  • pdf downloads: 127

Como Citar

SBERSE, M. C. .; BRASIL, M. .; ZANCAN RODRIGUES, L. Alimentação em Coleção Didática para a Educação de Jovens e Adultos: avanços em risco? : Alimentos en Colección Didáctica para la Educación de Jóvenes y Adultos: avances en riesgo. Revista Cocar, [S. l.], v. 11, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4769. Acesso em: 22 abr. 2024.

Edição

Seção

A educação de jovens e adultos no tempo presente