A pesquisa sobre a Educação de Jovens e Adultos privados de liberdade e suas aproximações com o campo curricular

Research on Education of Young and Adult Individuals deprived of freedom and their relationship with the curricular field

Autores

Resumo

Este artigo parte dos resultados obtidos em levantamento bibliográfico realizado nos trabalhos apresentados nas reuniões nacionais da Anped, buscando identificar trabalhos que abordam a temática da Educação de Jovens e Adultos em situação de restrição e privação de liberdade que possuem aproximações com o campo do currículo. O levantamento tomou como referência as reuniões realizadas nas duas últimas décadas, a partir da 23ª Reunião Nacional (2000). Os resultados apontam para um número insuficiente de produções e hegemonia de reflexões com abordagens críticas sobre esse tipo de educação. Partindo dessa constatação e levando em consideração as especificidades da educação em espaços de privação de liberdade, são apresentados argumentos para defender a produtividade de estudos que tragam aproximações entre os dois campos com base em abordagens pós-estruturais.

Palavras-chave: Currículo; EJA; Escola da Prisão.

 

Abstract

The current article presents the results of a bibliographic survey carried out in studies presented at Anped’s National Meetings. The survey was performed to identify studies addressing the education of young and adult individuals living under freedom deprivation or restriction conditions, who are related to the curricular field. It took meetings held by Anped in the last two decades, starting from the 23rd National Meeting held in 2000, as reference. Results have indicated insufficient number of productions and the hegemony of reflections based on critical approaches to this education modality. Based on such a finding, and by taking into consideration the specificities of the education provided in freedom deprivation spaces, the current study presented arguments to advocate for the production of studies focused on associating the two fields, based on post-structural approaches.

Keywords: Curriculum; Youth and Adult Education (YAE); Prison school.

 

 

 

Biografia do Autor

Talita Pereira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd/UERJ). Doutora em Educação pelo ProPEd/UERJ. Bolsista Produtividade II do CNPq. Jovem Cientista do Nosso Estado Faperj. Procientista UERJ. Líder do Grupo de Pesquisa Conhecimento, Currículo e Avaliação/CNPq. Secretária Geral da Associação Brasileira de Currículo (2021-2023). Áreas de interesse: Teorias de Currículo, Currículo e Avaliação. Práticas pedagógicas.

E-mail: p.talitavidal@gmail.com     Orcid: http://orcid.org/0000-0002-1442-0124

Gabriel Santos da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ) e bolsista Capes. Mestre em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2019). Bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016) e graduando em Pedagogia pela mesma universidade. É membro da Rede Interinstitucional de Grupos de Pesquisa sobre Privação de Liberdade e do Grupo de Pesquisa Conhecimento, Currículo e Avaliação/CNPq. Áreas de interesse: Educação de Jovens e Adultos em espaços de privação de liberdade, Políticas Públicas Educacionais, Sociologia da Educação e Currículo.

E-mail: gabrielsantos.educ@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0106-2655 

 

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Publicado

14/03/2022

Edição

Seção

Artigos