Desafios de professores iniciantes na educação infantil

Challenges for beginning teachers in early childhood education

Autores

  • Eliara de Oliveira Coelho UNITAU
  • Neusa Banhara Ambrosetti

Resumo

O estudo teve por objetivo conhecer os desafios experimentados por professores iniciantes no momento de ingresso na profissão e as alternativas encontradas por eles no enfrentamento desses desafios, em uma rede pública municipal de ensino na Educação Infantil. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou como instrumentos na coleta de dados um questionário e um grupo focal. A análise dos resultados revelou que os principais desafios enfrentados pelos iniciantes são relacionados à prática pedagógica, agravados pelas difíceis condições de trabalho e pela falta de apoio institucional na inserção profissional. Entre as alternativas para superar os desafios, as professoras privilegiam o diálogo com colegas mais experientes. Os resultados indicam a necessidade de programas de inserção profissional, para que os professores não enfrentem de maneira solitária os desafios do início da carreira.

Palavras-chave: Professores Iniciantes; Educação Infantil; Início Profissional Docente.

 

Abstract

The study aimed to understand the challenges experienced by beginning teachers at the time of entering the profession and the alternatives found by them in facing these challenges, in a public municipal education network in Early Childhood Education. The research, of a qualitative nature, used a questionnaire and a focus group as instruments for data collection. The analysis of the results revealed that the main challenges faced by the beginners are related to the pedagogical practice, aggravated by the difficult working conditions and the lack of institutional support in the professional insertion. Among the alternatives to overcome the challenges, the teachers privilege dialogue with more experienced colleagues. The results indicate the need for professional insertion programs, so that teachers do not face the challenges of early career alone.

Keywords: Beginning Teachers; Child education; Get Started Professional Teaching.

Biografia do Autor

Eliara de Oliveira Coelho, UNITAU

Graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté. Mestre em Educação pelo Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté. Professora da Educação Infantil na rede pública de Taubaté-SP, atuando hoje como Professora Técnica na Secretaria de Educação. E-mail: eliara.coelho@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2451-2049

 

Neusa Banhara Ambrosetti

 

Doutorado e Pós Doutorado no Programa de Psicologia da Educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Membro permanente do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté.

E-mail: nbambrosetti@gmail.com.  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1710-8942

 

Downloads

Publicado

15/04/2022

Edição

Seção

Artigos