Desafios de professores iniciantes na educação infantil
Challenges for beginning teachers in early childhood education
Resumo
O estudo teve por objetivo conhecer os desafios experimentados por professores iniciantes no momento de ingresso na profissão e as alternativas encontradas por eles no enfrentamento desses desafios, em uma rede pública municipal de ensino na Educação Infantil. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou como instrumentos na coleta de dados um questionário e um grupo focal. A análise dos resultados revelou que os principais desafios enfrentados pelos iniciantes são relacionados à prática pedagógica, agravados pelas difíceis condições de trabalho e pela falta de apoio institucional na inserção profissional. Entre as alternativas para superar os desafios, as professoras privilegiam o diálogo com colegas mais experientes. Os resultados indicam a necessidade de programas de inserção profissional, para que os professores não enfrentem de maneira solitária os desafios do início da carreira.
Palavras-chave: Professores Iniciantes; Educação Infantil; Início Profissional Docente.
Abstract
The study aimed to understand the challenges experienced by beginning teachers at the time of entering the profession and the alternatives found by them in facing these challenges, in a public municipal education network in Early Childhood Education. The research, of a qualitative nature, used a questionnaire and a focus group as instruments for data collection. The analysis of the results revealed that the main challenges faced by the beginners are related to the pedagogical practice, aggravated by the difficult working conditions and the lack of institutional support in the professional insertion. Among the alternatives to overcome the challenges, the teachers privilege dialogue with more experienced colleagues. The results indicate the need for professional insertion programs, so that teachers do not face the challenges of early career alone.
Keywords: Beginning Teachers; Child education; Get Started Professional Teaching.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 409
- pdf downloads: 297