Pressupostos para a organização do ensino de matemática: princípios norteadores

Assumptions for the organization of mathematics teaching: guiding principles

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a organização do ensino de matemática mediante a necessidade emergente de desvelar os motivos que inviabilizam a escola de formar o pensamento teórico dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico que considerou a dimensão filosófica, do Materialismo Histórico-Dialético, psicológica da Psicologia Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade; e pedagógica dos pressupostos do sistema de ensino de Davídov (1982; 1987; 1988) e da Atividade Orientadora de Ensino. Um dos resultados obtidos aponta para a necessidade de a organização do ensino considerar alguns princípios norteadores no processo de apropriação do conhecimento científico e desenvolvimento do pensamento teórico compreendido como a via adequada para a formação integral do escolar, tendo por substrato a essência humana.

Palavras-chave: Organização do ensino de matemática; Princípios didáticos; Pensamento teórico.

 

Abstract

This article aims to analyze the organization of mathematics education through the emerging need to unveil the reasons that make it impossible for the school to form the theoretical thinking of students. This is a bibliographic research that considered the philosophical dimension, of Historical-Dialectic Materialism, psychological of Historical-Cultural Psychology and Activity Theory; and pedagogical of the assumptions of the education system of Davídov (1982; 1987; 1988) and of the Teaching Guiding Activity. One of the results obtained points to the need for the teaching organization to consider some guiding principles in the process of appropriation of scientific knowledge and development of theoretical thinking understood as the appropriate path for the integral education of the schoolchild, having human essence as a substrate.

Keywords: Organization of mathematics education; Didactic principles; Theoretical thinking.

 

Biografia do Autor

Merly Palma Ferreira, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Pedagogia (UEM/2011). Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional - presencial (UEM/2014). Mestra (2017) e Doutoranda (2018-atual) na linha de Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores pela mesma instituição. Atua como docente da rede municipal de ensino de Apucarana. Tem experiência no Ensino Superior na área educacional. É membro do Grupo de Pesquisa Ensino, Trabalho Educativo e Escolarização (GENTEE/CNPq) e da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM/UEM).

E-mail: merlypf@gmail.com         Orcid: 0000-0002-5968-6786 

Silvia Pereira Gonzaga de Moraes, Universidade Estadual de Maringá

 

Professora do Programa de Pós-Graduação da UEM. Doutora em Educação pela USP (2008). Mestre em Educação pela UFSC (2000). Graduada em Ciências pela FAFIJAN (1986), com complementação em Matemática pela FAFIMAN (1987). Graduada em Pedagogia pela FAFIJAN (1991). Professora da Educação Básica na rede pública de ensino do Paraná (1986-1996). Líder do Grupo de Pesquisa e Ensino "Trabalho Educativo e Escolarização" (GENTEE-UEM), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe-USP). E-mail: spgmoraes@uem.br         Orcid:  0000-0003-0937-5581

 

Downloads

Publicado

27/07/2021

Edição

Seção

Artigos