As interfaces entre educação patrimonial e educação popular no fomento de práticas educacionais antirracistas

Las interfaces entre la educación patrimonial y la educación popular en la promoción de prácticas educativas antirracistas

Autores

Palavras-chave:

; Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Trata-se de um ensaio teórico desenvolvido sob o ensejo de promover reflexões sobre ações de educação patrimonial, decolonialidade e antirracismo. Para tal, utiliza-se de referenciais teóricos distintos sobre as temáticas estabelecidas, analisando em concomitância os resultados alcançados nas análises documentais à luz da decolonialidade e paradigma indiciário vislumbrados em uma Dissertação de Mestrado produzida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.  Ao alinhar a discussão com a educação popular, infere-se que os resultados sinalizam para a impossibilidade de construção de ações de educação patrimonial antirracista sem promover ações conjuntas com os detentores dos bens culturais em sua integralidade, reafirmando a relevância do desenvolvimento de ações da educação patrimonial à luz da decolonialidade.

Palavras-chave: Educação popular; Educação patrimonial; Educação Antirracista

 

Resumen

Este es un ensayo teórico desarrollado con el objetivo de promover reflexiones sobre la educación patrimonial, la descolonialidad y las acciones antirracismo. Para ello, utiliza diferentes referentes teóricos sobre las temáticas establecidas, analizando simultáneamente los resultados alcanzados en los análisis documentales a la luz de la decolonialidad y el paradigma probatorio vislumbrados en una Tesis de Maestría producida en el Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal del Triángulo Minero.  Al alinear la discusión con la educación popular, se infiere que los resultados apuntan a la imposibilidad de construir acciones de educación patrimonial antirracista      sin promover acciones conjuntas con los poseedores de bienes culturales en su totalidad, reafirmando la relevancia de desarrollar acciones patrimoniales.

Palabras clave: Educación popular; Educación patrimonial; Educación antirracista

 

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Biografia do Autor

Maycon Junio Gonçalves, UFTM

Possui Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, é especialista em Gestão Cultural (2024), licenciado em história pela UFTM e em Educação Física pelo Centro de Ensino Superior de Uberaba (2018). Email: mayconhistoria92@gmail.com  

Orcid:  https://orcid.org/0000-0003-2928-5209

 

Danilo Seithi Kato, Universidade de São Paulo

Doutor da Universidade de São Paulo (USP), Departamento de Educação, Informação e Comunicação - DEDIC. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (2003), Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2008) e Doutorado no programa de Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, na linha de pesquisa de formação de professores. É professor permanente, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP (Campus Rio Claro/SP) na linha de pesquisa em Educação Ambiental; e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM, na linha de pesquisa Fundamentos e práticas educacionais. É editor da revista acadêmica Cadernos CIMEAC. Líder do grupo de estudo e pesquisa em interculturalidade e educação em ciências (GEPIC). Participa dos grupos Diversa (UFAM), Grupo de Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências (GIEEC) da UEFS e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso, Leitura e Escrita (GEPADLE).

Email: katosdan@gmail.com    Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3065-6812

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Publicado

07/12/2024
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Como Citar

GONÇALVES, M. J.; KATO, D. S. As interfaces entre educação patrimonial e educação popular no fomento de práticas educacionais antirracistas : Las interfaces entre la educación patrimonial y la educación popular en la promoción de prácticas educativas antirracistas . Revista Cocar, [S. l.], n. 30, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8722. Acesso em: 18 dez. 2024.