Metodologias Ativas e Inclusão: o papel da gamificação na Educação Especial

Active Methodologies and Inclusion: the role of gamification in Special Education

Autores

Resumo

Este artigo analisa como a gamificação tem sido discutida na literatura como uma metodologia ativa para promover a inclusão de alunos com deficiência na Educação Básica. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando o procedimento da pesquisa bibliográfica, fundamentada na revisão da literatura, focando em estudos publicados entre 2014 e 2023, selecionados nas bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. A questão central da pesquisa investiga: como a gamificação tem sido discutida na literatura acadêmica como uma metodologia ativa para promover a inclusão de alunos com deficiência na Educação Básica? Como aporte teórico, contamos com autores como Bacich e Moran (2018), Munhoz (2019), Gaio (2021) e Sefton e Galini (2022), entre outros. A análise de conteúdo será conduzida com base em alguns princípios de Bardin (2016). Os resultados indicam que a gamificação favorece a inclusão, ao criar ambientes interativos, promovendo o engajamento de alunos com deficiência e contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional. Entretanto, a eficácia da gamificação depende da formação adequada dos docentes. O estudo discute potencialidades e limitações da abordagem, propondo pesquisas futuras que promovam a aprendizagem de todos.

Palavras-chave: Gamificação; Inclusão Escolar; Educação Básica.

Abstract

This article analyzes how gamification has been discussed in the literature as an active methodology to promote the inclusion of students with disabilities in Basic Education. The research adopts a qualitative approach, using the bibliographic research procedure, based on the literature review, focusing on studies published between 2014 and 2023, selected from the databases of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and the CAPES Theses and Dissertations Catalog. The central question of the research investigates: how has gamification been discussed in academic literature as an active methodology to promote the inclusion of students with disabilities in Basic Education? As theoretical support, we rely on authors such as Bacich and Moran (2018), Munhoz (2019), Gaio (2021) and Sefton and Galini (2022), among others. Content analysis will be conducted based on some principles of Bardin (2016). The results indicate that gamification favors inclusion by creating interactive environments, promoting the engagement of students with disabilities and contributing to cognitive and socio-emotional development. However, the effectiveness of gamification depends on adequate teacher training. The study discusses the potential and limitations of the approach, proposing future research that promotes learning for all.

Keywords: Gamification; School Inclusion; Basic Education.

 

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Biografia do Autor

Aláide Jasper Maçaneiro, Instituto Federal Catarinense

Mestranda em Educação. Especialista em Gestão Escolar, Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras – FACEL. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Docente efetiva na rede municipal de ensino de Balneário Camboriú (SC), com experiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Magali Dias de Souza, Instituto Federal Catarinense

Pós-doutora em Educação (UFRGS, 2016), Doutora em Informática na Educação (UFRGS, 2014), Mestre em Educação (UFRGS, 2007), Especialista em Linguagem e Letramento (FAPA, 2001) e Licenciada em Pedagogia com Habilitação em Magistério e em Educação Especial/Deficientes Mentais (PUCRS, 1988). Professora do Instituto Federal Catarinense. Docente do PPG em Educação e dos cursos de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva, Matemática e Pedagogia.

 

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Publicado

17/10/2025

Como Citar

MAÇANEIRO, A. J.; SOUZA, M. D. de. Metodologias Ativas e Inclusão: o papel da gamificação na Educação Especial: Active Methodologies and Inclusion: the role of gamification in Special Education. Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10336. Acesso em: 16 dez. 2025.