História, cinema e experiências formativas: uma análise sobre o filme O dia que durou 21 anos
History, cinema and formative experiences (2024): an analysis of the film the day that lasted 21 years
Resumo
Este trabalho, vinculado a História, Cinema e Educação, objetivou analisar o filme documentário O dia que durou 21 anos, destacando suas contribuições e experiências formativas em nossas trajetórias como pesquisadores, educadores e seres humanos. Utilizou-se de noções teórico-metodológicas da Nova História Cultural, em interface com a História do Tempo Presente, tomando como fonte de investigação o próprio filme, dialogando com autores como Pereira (2022), Santiago Júnior (2011), Freire (2011), em um processo de discussão da relevância da fonte fílmica para a História da Educação. Os resultados indicam a percepção do filme documentário selecionado como uma denúncia dos fatos históricos que ocorreram no período ditatorial, revelando suas entrelinhas a respeito do financiamento, planejamento e execução do Golpe de 1964 e a manutenção do regime militar.
Palavras-chave: História; Cinema; Experiências formativas.
Abstract
This study, linked to History, Cinema and Education, aimed to analyze the documentary film The Day That Lasted 21 Years, highlighting its contributions and formative experiences in our trajectories as researchers, educators and human beings. The research adopted theoretical-methodological notions from the New Cultural History, in interface with the History of the Present Time, taking the film itself as a source of investigation, dialoguing with authors such as Pereira (2022), Santiago Júnior (2011), Freire (2011), in a process of discussing the relevance of the film source for the History of Education. The findings indicate the perception of the selected documentary film as a denunciation of the historical facts that occurred during the dictatorial period, revealing underlying aspects related to the financing, planning, and execution of the 1964 coup and the maintenance of the military regime.
Keywords: History; Cinema; Formative Experiences.
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