Memórias afro-brasileiras e Educação das Relações Étnico-Raciais: reflexões a partir da obra “O Quilombismo”

"Afro-brazilian Memories and Ethnic-Racial Relations Education: reflections based on the work 'O Quilombismo'"

Autores

Palavras-chave:

Memória afro-brasileira, Educação das Relações Étnico-Raciais, O Quilombismo

Resumo

Com base na obra O Quilombismo, de Abdias Nascimento, o estudo objetiva refletir sobre as memórias afro-brasileiras na perspectiva da Educação das Relações Étnico-Raciais. Metodologicamente é um estudo de abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico. O aporte teórico do campo da Memória baseia-se em Pollak (1992), Jelin (2002), Seligmann-Silva (2003), Nora (1993), Le Goff (1990) e Sarlo (2007) e das Relações Étnico-Raciais é Guimarães (2001), Gomes (2005), Silva (2018), Munanga (2015) e Nascimento (2019). O estudo revela que as memórias afro-brasileiras são atravessadas pelo racismo, que implica na negação de identidades, culturas, valores e do percurso socio-histórico da população negra. Conclui-se que as memórias afro-brasileiras, a partir da obra O Quilombismo, podem ser resgatadas, ressignificadas e valorizadas no âmbito da Educação das Relações Étnico-Raciais.

Palavras-chave: Memória afro-brasileira; Educação das Relações Étnico-Raciais; O Quilombismo.

 

Abstract

Based on Abdias Nascimento's work "O Quilombismo", this study aims to reflect on Afro-brazilian memories from the perspective of Ethnic-Racial Relations Education. Methodologically, it is a qualitative study with a bibliographic approach. The theoretical framework draws from the Memory field, relying on Pollak (1992), Jelin (2002), Seligmann-Silva (2003), Nora (1993), Le Goff (1990), and Sarlo (2007), and Ethnic-Racial Relations, referencing Guimarães (2001), Gomes (2005), Silva (2018), Munanga (2015), and Nascimento (2019). The study reveals that Afro-brazilian memories are influenced by racism, which implies the denial of identities, cultures, values, and the socio-historical trajectory of the Black population. It is concluded that Afro-brazilian memories, as depicted in "O Quilombismo", can be rescued, re-signified, and valued within the scope of Ethnic-Racial Relations Education.

Keywords: Afro-brazilian memory; Ethnic-Racial Relations Education; O Quilombismo.   

 

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Biografia do Autor

Mequias Pereira de Oliveira, UFPA

 

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/UFPA), Linha de pesquisa: Educação, Linguagens e Culturas na Amazônia. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Participa do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UFPA). Servidor Público da Prefeitura Municipal de Bragança-PA. Participou como Bolsista do Projeto de Extensão “Inclusão Digital: Informática Básica para Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de Bragança-PA (2017-2018)” e “Tecnologia Assistiva para Professores da Educação Escolar Quilombola e entorno de Manguezais da Área Extrativista Marinha Caeté-Taperaçu” (2019-2020), ambos financiados pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFPA) por meio Programa Navega Saberes Infocentros.

E-mail: mequias1988@gmail.com / ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6736-5288.  

Raquel Amorim dos Santos, UFPA

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora Adjunta da UFPA, Campus Universitário de Castanhal, Faculdade de Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA). Membro do Comitê Científico do GT21 - Educação e relações Étnico-Raciais da ANPEd, Biênio (2021-2023). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros (NEAB/UFPA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais, atuando principalmente nos seguintes temas: Política de Currículo, Formação Docente, Políticas de Ações Afirmativas, Feminismo Negro, Educação Escolar Quilombola, Educação das Relações étnico-Raciais, Infâncias e Crianças Negras.

E-mail: rakelamorim@ufpa.br / ORCID: http://orcid.org/0000-0003-4817-0036.  

César Martins de Souza, UFPA

Bacharel e Licenciado em História/UFPA, Mestre em Antropologia/UFPA. Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente desenvolve Estágio Pós-Doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará. Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia e do Campus de Bragança, ambos da UFPA. Investigador Externo do Centro de Estudios de la Argentina Rural/Universidad de Quilmes-Argentina. Editor-Chefe da Nova Revista Amazônica/UFPA.

E-mail: cesar@ufpa.br / ORCID: http://orcid.org/0000-0003-4530-4844.

Ximena Antonia Díaz Merino, UFRRJ

Doutora e Mestre em Letras Neolatinas opção Literaturas Hispânicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Saberes e Linguagens da Amazônia da UFPA - Campus Bragança - PA. Professora Adjunta de Cultura e Literaturas Hispânicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro /UFRRJ. Lider do GP CARDILLA: Cartografias do discurso decolonial literário e linguístico latino-americano. Atualmente é Coordenadora do Curso de Letras do DL do IM da UFRRJ. Desenvolve Estudos relativos aos sistemas de domínio e exploração resultantes do colonialismo e da colonialidade e suas ressonâncias na Literatura e na História dos espaços culturais da Amazônia, dos Andes e da Patagônia. Coorientadora no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UFF.

E-mail: ximenadm2@ufrrj.br / ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8297-3118.

 

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Publicado

14/10/2024
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Como Citar

PEREIRA DE OLIVEIRA, M.; AMORIM DOS SANTOS, R.; MARTINS DE SOUZA, C.; ANTONIA DÍAZ MERINO, X. Memórias afro-brasileiras e Educação das Relações Étnico-Raciais: reflexões a partir da obra “O Quilombismo”: "Afro-brazilian Memories and Ethnic-Racial Relations Education: reflections based on the work ’O Quilombismo’". Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8385. Acesso em: 25 nov. 2024.