Educação de Surdos: A importância da disciplina Língua Brasileira de Sinais na formação de pedagogos

Education of the Deaf: The importance of the Brazilian Sign Language discipline in the trainning of pedagogues

Autores

Palavras-chave:

educação de surdos, libras, formação de professores

Resumo

O artigo tem como objetivo central analisar uma das diversas dimensões da política educacional, particularmente a que regula a formação do pedagogo nas universidades federais do Brasil e a concernente à inclusão da disciplina Libras conforme Decreto nº 5.626/2005. A pesquisa de caráter documental e qualitativo reuniu dados sobre o conjunto de cursos de pedagogia abarcando a inserção da disciplina Libras com as respectivas cargas horária, ementa e bibliografia em dois momentos: em 2012 e 2016, com vistas a, de um lado, apreender o cumprimento do disposto no Decreto; e, por outro, analisar as correntes teóricas predominantes nessas instituições. A investigação concluiu que a inclusão da disciplina Libras atende ao pressuposto legal determinado pelo Decreto, no entanto, a carga horária é considerada como insuficiente para apreender a complexidade do sistema linguístico espaço-visual.

Palavras-chave: Educação de Surdos; Libras; Formação de Professores.

 

Summary

The article’s central objective is to analyze one of the various dimensions of educational policy, particularly that which regulates the training of pedagogues in federal universities in Brazil and that concerning the inclusion of the Libras discipline acoording to Decree nº 5626/2005. The documentar and qualitative research gathered data on the set of pedagogy courses covering the inclusion of the Libras discipline with the respective workload, syllabus and bibliography at two moments: in 2012 and 2016, with a view to, on the one hand, understanding the compliance with the provisions of the Decree; and, on the Other, analyze the theoretical currents predominant in these institutions. The investigation concluded that the inclusion of the Libras subject meet the legal requirement determined by the Decree, however, the course load is considered insuficient to grasp the complexity of spatial-visual linguistic system.

Keywords: Deaf Education; Pounds; Teacher Training

 

 

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Biografia do Autor

Eliza Marcia Oliveira Lippe, ufrrj

Biografia: Professora Adjunta no Instituto Multidisciplinar da UFRRJ – campus de Nova Iguaçu. Doutorado em Educação pela UNICAMP. Mestrado em Educação para Ciências pela UNESP/Bauru. Especialista nas áreas de: Atendimento Educacional Especializado nas salas de recursos multifuncionais; LIBRAS; Psicopedagogia Clínica e Institucional; Autismo e Direito Constitucional e Administrativo. Graduada em Ciências Biológicas pela UNESP/Bauru e Pedagogia pela UNINOVE. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva – GPPEE/ UFRRJ. Área de atuação: Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial; Educação Especial em contextos de privação de liberdade; Financiamento da Educação e Educação Bilíngue para Surdos. E-mail: eliza.lippe@ufrrj.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8832-2893

 

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24/02/2024
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Como Citar

OLIVEIRA LIPPE, E. M. Educação de Surdos: A importância da disciplina Língua Brasileira de Sinais na formação de pedagogos : Education of the Deaf: The importance of the Brazilian Sign Language discipline in the trainning of pedagogues . Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7777. Acesso em: 28 abr. 2024.