Condições de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental: Situações de intensificação do trabalho docente

Autores

  • Fernando de Lima ferhed@terra.com.br
    Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Márcia de Souza Hobold marcia.hobold@univille.br
    Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo conhecer as condições de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental, buscando identificar situações de intensificação do trabalho docente. É uma pesquisa de abordagem qualitativa que teve como instrumento de coleta de dados o questionário, constituindo-se, neste caso, como uma investigação do tipo survey. Considerouse as vozes de 160 professores de um total de 1.302, todos concursados, com contrato de 40 horas/aulas semanais e que atuavam há mais de 3 anos na rede municipal. Fundamentaram teoricamente a pesquisa: Sampaio e Marin (2004); Marcelo (2009); Tardif e Lessard (2009), dentre outros. A pesquisa revela, entre outras questões, que as condições de trabalho, de maneira geral, são boas, porém há muitos aspectos que podem melhorar. Constatou-se, pelos dados obtidos, situações de intensificação do trabalho docente que comprometem a qualidade do ensino.

Palavras-chave: Trabalho docente. Condições de trabalho. Ensino Fundamental.

Working conditions of teachers of the final years of elementary school: situations for renewal of teaching job

This research aims to inform about the working conditions of teachers of the final years of the elementary schools, seeking to identify situations of the teachers’ intensification work. It is a qualitative study that used a questionnaire as an instrument for data collection, qualifying itself as a reseach-type survey. Considered the voices of 160 teachers from a total of 1.302, all public servants, with 40 hours/weekly classes who are already working more than"three years in public schools.The research is theoretically based on the studies of Sampaio and Marin (2004), Marcelo (2009), Tardif and Lessard (2009) among others. It also reveals that the working conditions can be considered good although there are many aspects that should be improved. We also observed situations of intensification of teachers' work that compromise the quality of education.

Keywords: Teaching. Working conditions. Elementary School.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09/09/2013
Métricas
  • Visualizações do Artigo 160
  • PDF downloads: 393

Como Citar

DE LIMA, F.; HOBOLD, M. de S. Condições de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental: Situações de intensificação do trabalho docente. Revista Cocar, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 33–42, 2013. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/239. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos