Impactos das políticas educacionais na constituição da identidade profissional dos professores da Educação Superior
Impacts of educational policies on the constitution of the professional identity of Higher Education teachers
Palavras-chave:
Professor Universitário; Identidade Profissional Docente; Políticas educacionais.Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar os impactos das políticas educacionais de cunho neoliberal na constituição da identidade profissional do professor universitário em início de carreira. Trata-se de uma pesquisa empírica, resultado de tese de doutorado (Signori, 2023). A base de dados constitui-se de entrevista semiestruturada com professores universitários em início de carreira. Os dados empíricos evidenciam que os docentes são afetados pela lógica capitalista, expressa nas políticas neoliberais implementadas para a educação superior pública em que o professor assume inúmeras tarefas para além da docência (multitarrefeiro), sendo constantemente avaliado pelo grau de produtividade. Esse movimento paritário ao da produção industrial leva o professor a fazer leituras cada vez mais rápidas, frequentar cursos de formação de forma aligeirada e preferencialmente virtual, realizando inúmeras atividades ao mesmo tempo para se tornar competitivo.
Palavras-chave: Professor Universitário; Identidade Profissional Docente; Políticas educacionais.
Abstract
This article aims to analyze the impacts of neoliberal educational policies on the constitution of the professional identity professional identity of university professors at the beginning of their careers. This is empirical research, the result of a doctoral thesis (Signori, 2023). Whose database consists of semi-structured interviews with university professors at the beginning of their careers. Empirical data show that teachers are affected by capitalist logic, expressed in the neoliberal policies implemented for public higher education in which the professor assumes numerous tasks in addition to teaching (multitasking), being constantly evaluated by the level of productivity. This movement in line with industrial production leads teachers to read faster and faster, attend training courses in a hurried and preferably virtual manner, carrying out countless activities at the same time to become competitive.
Keywords: University Professor; Teaching Professional Identity; Educational policies.
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