Impactos das políticas educacionais na constituição da identidade profissional dos professores da Educação Superior

Impacts of educational policies on the constitution of the professional identity of Higher Education teachers

Autores

Palavras-chave:

Professor Universitário; Identidade Profissional Docente; Políticas educacionais.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar os impactos das políticas educacionais de cunho neoliberal na constituição da identidade profissional do professor universitário em início de carreira. Trata-se de uma pesquisa empírica, resultado de tese de doutorado (Signori, 2023). A base de dados constitui-se de entrevista semiestruturada com professores universitários em início de carreira. Os dados empíricos evidenciam que os docentes são afetados pela lógica capitalista, expressa nas políticas neoliberais implementadas para a educação superior pública em que o professor assume inúmeras tarefas para além da docência (multitarrefeiro), sendo constantemente avaliado pelo grau de produtividade. Esse movimento paritário ao da produção industrial leva o professor a fazer leituras cada vez mais rápidas, frequentar cursos de formação de forma aligeirada e preferencialmente virtual, realizando inúmeras atividades ao mesmo tempo para se tornar competitivo.

Palavras-chave: Professor Universitário; Identidade Profissional Docente; Políticas educacionais.

 

Abstract

This article aims to analyze the impacts of neoliberal educational policies on the constitution of the professional identity professional identity of university professors at the beginning of their careers. This is empirical research, the result of a doctoral thesis (Signori, 2023). Whose database consists of semi-structured interviews with university professors at the beginning of their careers. Empirical data show that teachers are affected by capitalist logic, expressed in the neoliberal policies implemented for public higher education in which the professor assumes numerous tasks in addition to teaching (multitasking), being constantly evaluated by the level of productivity. This movement in line with industrial production leads teachers to read faster and faster, attend training courses in a hurried and preferably virtual manner, carrying out countless activities at the same time to become competitive.

Keywords: University Professor; Teaching Professional Identity; Educational policies.

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Biografia do Autor

Zenira Maria Malacarne Signori, UFSC

Doutora em Educação. Especialista em Formação de Professores para Docência no Ensino Superior e Especialista em Gestão Escolar. Pedagoga na Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC), Campus Blumenau. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino -FOPPE. E-mail – zenira.signori@ufsc.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1163-3079

Márcia de Souza Hobold, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Educacao. Professora do Programa de Pós-Graduacao em Educacao, vinculada ao Centro de Ciencias da Educacao (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas:Formacao de Professores e práticas de Ensino. – foppe. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Trabalho (GT 8) de Formacao de Professores da Associacao Nacional de Pós-Graduacao e pesquisa em Educacao – ANPED; à ANFOPE, à RIPEFOR e a Rede Latino-americana de Estudos sobre o Trabalho Docente( Rede Estrado). Bolsista produtividade CNPQ. E-mail: mhobold@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4179-608X

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Publicado

14/10/2024
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Como Citar

SIGNORI, Z. M. M.; HOBOLD, M. de S. Impactos das políticas educacionais na constituição da identidade profissional dos professores da Educação Superior: Impacts of educational policies on the constitution of the professional identity of Higher Education teachers. Revista Cocar, [S. l.], n. 28, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9155. Acesso em: 22 dez. 2024.