Impactos das políticas educacionais na constituição da identidade profissional dos professores da Educação Superior

Impacts of educational policies on the constitution of the professional identity of Higher Education teachers

Autores

Palavras-chave:

Professor Universitário; Identidade Profissional Docente; Políticas educacionais.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar os impactos das políticas educacionais de cunho neoliberal na constituição da identidade profissional do professor universitário em início de carreira. Trata-se de uma pesquisa empírica, resultado de tese de doutorado (Signori, 2023). A base de dados constitui-se de entrevista semiestruturada com professores universitários em início de carreira. Os dados empíricos evidenciam que os docentes são afetados pela lógica capitalista, expressa nas políticas neoliberais implementadas para a educação superior pública em que o professor assume inúmeras tarefas para além da docência (multitarrefeiro), sendo constantemente avaliado pelo grau de produtividade. Esse movimento paritário ao da produção industrial leva o professor a fazer leituras cada vez mais rápidas, frequentar cursos de formação de forma aligeirada e preferencialmente virtual, realizando inúmeras atividades ao mesmo tempo para se tornar competitivo.

Palavras-chave: Professor Universitário; Identidade Profissional Docente; Políticas educacionais.

 

Abstract

This article aims to analyze the impacts of neoliberal educational policies on the constitution of the professional identity professional identity of university professors at the beginning of their careers. This is empirical research, the result of a doctoral thesis (Signori, 2023). Whose database consists of semi-structured interviews with university professors at the beginning of their careers. Empirical data show that teachers are affected by capitalist logic, expressed in the neoliberal policies implemented for public higher education in which the professor assumes numerous tasks in addition to teaching (multitasking), being constantly evaluated by the level of productivity. This movement in line with industrial production leads teachers to read faster and faster, attend training courses in a hurried and preferably virtual manner, carrying out countless activities at the same time to become competitive.

Keywords: University Professor; Teaching Professional Identity; Educational policies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zenira Maria Malacarne Signori, UFSC

Doutora em Educação. Especialista em Formação de Professores para Docência no Ensino Superior e Especialista em Gestão Escolar. Pedagoga na Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC), Campus Blumenau. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino -FOPPE. E-mail – zenira.signori@ufsc.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1163-3079

Márcia de Souza Hobold, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Educacao. Professora do Programa de Pós-Graduacao em Educacao, vinculada ao Centro de Ciencias da Educacao (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas:Formacao de Professores e práticas de Ensino. – foppe. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Trabalho (GT 8) de Formacao de Professores da Associacao Nacional de Pós-Graduacao e pesquisa em Educacao – ANPED; à ANFOPE, à RIPEFOR e a Rede Latino-americana de Estudos sobre o Trabalho Docente( Rede Estrado). Bolsista produtividade CNPQ. E-mail: mhobold@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4179-608X

Referências

AMARAL, Nelson Cardoso. Com a PEC 241/55 (EC 95) haverá prioridade para cumprir as metas do PNE (2014-2024)? Revista Brasileira Educação, v. 22, n. 71, p. 1-25, 2017.

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços da era digital. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2018.

BIANCHETTI, Lucidio; SGUISSARDI, Valdemar. Da universidade à commoditycidade: ou de como e quando, se a educação/for mação é sacrificada no altar do mercado, o futuro da universidade se situaria em algum lugar do passado. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2017.

BOSI, António de Pádua. A precarização do trabalho docente nas instituições de ensino superior do brasil nesses últimos 25 anos. Educação & Sociedade, v. 28, n. 101, p. 1503-1523, 2007.

BRASIL. Constituicao da Republica Federativa do Brasil de 1988. Brasilia, DF. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 de fevereiro de 2019.

BRASIL. Decreto nº 6.096, 24 de abril de 2007. Diário Oficial da União, Brasília, 25. abr. 2007. Disponível em: http://reuni.mec.gov.br/expansao. Acesso em: 28 dezembro de 2017.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 95, 2016. Brasília: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc95.htm. Acesso em: 1 de julho de 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Minuta de Projeto de Lei versão do Programa Future-se. Brasília, 2019. Disponível em: http://estaticog1.globo.com/2019/07/19/programa_futurese_consultapublica.pdf. Acesso em: 10 de julho de 2020.

CHAUI, Mariena de Souza. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, v. 24, n. 5-15, 2003.

CHAUI, Marilena de Souza. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

CUNHA, Maria Isabel da. A docência como ação complexa. In: CUNHA, Maria Isabel da (Org.).

Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, SP: Junqueira & Marin; Brasilia, DF, CAPES: CNPq, 2010a.

CUNHA, Maria Isabel da. Docência universitária e inovações: a complexidade da formação e da práticapedagógica dos professores. In: CUNHA, Maria Isabel da (Org.). Pedagogia universitária: energias emancipatórias em tempos neoliberais. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2006.

DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FREIRE, Paulo. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1995.

LEHER, Roberto; SGUISSARDI, Valdemar. (Org.). Future- se: ataque à autonomia das instituições federais de educação superior e sua sujeição ao mercado. São Carlos: Diagrama Editorial, 2020.

HARVEY, David. Neoliberalismo como destruição criativa. Revista de Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente, v. 2, n. 4, p. 1-30, 2007.

HARVEY, David. O Neoliberalismo – história e implicações. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

HOBOLD, Márcia de Souza. A constituição das formas identitárias dos professores/chefes de departamento dos cursos de licenciatura. 2008. 199 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

HUBERMAN, Michäel. Ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vida de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2013.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2019.

LAWN, Martin. Os professores e a fabricação de identidades. Currículo sem Fronteiras, v. 1, n. 2, p. 117-130, 2001.

LEHER, Roberto. Educação Superior Minimalista: a Educação que convém ao capital no capitalismo dependente. In: Encontro Nacional de Estudantes de Direito. São Paulo. Cadernos de Textos, 2011.

MARCELO GARCIA, Carlos. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido de experiência. Revista Formação docente, Belo Horizonte, v. 02, nº 03, p. 11-49, ago/dez -2010. Disponível em http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br. Acesso em janeiro de 2022.

MARCELO GARCIA, Carlos. A Identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação Docente, v. 01, p. 109-131, 2009.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro I. 23. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Os primeiros passos da reforma gerencial do Estado de 1995. In: D'INCAO, M. A.; MARTINS, H. (Orgs.). Democracia, crise e reforma: estudos sobre a era Fernando Henrique Cardoso. São Paulo: Paz e Terra. 2010.

PEREIRA, Thiago Ingrassia; SILVA, Luís Fernando Santos Corrêa da. As políticas públicas do ensino superior no governo Lula: expansão ou democratização. Revista Debates, v. 4, n. 2, p. 10-31, 2010.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência na educação superior. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2014.

SANFELICE, José Luiz. Universidade, Formação e anti-intelectualismo. In: PEIXOTO, Adào José; CORBINIANO, Simone; MAGALHÃES, Solange Martins de Oliveira (Org.). Universidade, Formação e anti-intelectualismo: homenagem a José Luiz Sanfelice, Campinas: Mercado de Letras, 2022.

SGUISSARDI, Valdemar. Educação superior no brasil: democratização ou massificação mercantil? Educação e Sociedade, v. 36, n. 133, p. 867-889, 2015.

SGUISSARDI, Valdemar. Future-se um projeto neoliberal de heteronomia das federais e um passo a mais rumo a sua privado-mercantilizacao. In: GIOLO, Jaime; LEHER, Roberto; Sguissardi, Valdemar. (Org.). Future- se: ataque à autonomia das instituições federais de educação superior e sua sujeição ao mercado. São Carlos: Diagrama Editorial, 2020

SGUISSARDI, Valdemar. Universidade brasileira no século XXI: desafios do presente. São Paulo: Cortez, 2009.

SIGNORI, Zenira Maria Malacarne Signori. Constituição identitária do professor universitário em início de carreira em face da atual conjuntura de reformas do Estado brasileiro. Tese(doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Florianópolis, 2023.

SIGNORI, Zenira Maria Malacarne; HOBOLD, Maria de Souza. Iniciação à Docência Universitária: uma análise da produção científica. In: XIII Reunião Científica da ANPEd-Sul. Blumenau, 2020.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico: Continuidade ou transgressão para acertar? In: CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia L. M. (Orgs.). O que há de novo na Educação Superior: do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas: Papirus, 2000.

ZABALZA, Miguel. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Downloads

Publicado

14/10/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 38
  • pdf downloads: 53

Como Citar

SIGNORI, Z. M. M.; HOBOLD, M. de S. Impactos das políticas educacionais na constituição da identidade profissional dos professores da Educação Superior: Impacts of educational policies on the constitution of the professional identity of Higher Education teachers. Revista Cocar, [S. l.], n. 28, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9155. Acesso em: 21 nov. 2024.