CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE: VOZES DOS DOCENTES QUE ATUAM NO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR

Autores

  • Alcinei da Costa Cabral nildeapoluceno@uol.com.br
  • Márcia de Souza Hobold nildeapoluceno@uol.com.br

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar dados sobre as condições de trabalho dos professores do Ensino Médio Inovador- ProEMI, no que se refere aos recursos pedagógicos, à infraestrutura, evidenciando situações de intensificação de trabalho e outros fatores que podem afetar diretamente o bem estar do professor. É uma pesquisa de abordagem qualitativa que teve como instrumento de coleta de dados o questionário, respondido por 44 professores das disciplinas da base comum da Matriz do ProEMI. Os dados foram tratados com base na análise de conteúdo, referendada por Franco (2012) e Bardin (2011). Esta investigação está fundamentada teoricamente pelos seguintes autores: Duarte (2010), Oliveira (2010), Tardif e Lessard (2005), entre outros. Os dados indicaram que o Programa foi implantado nas escolas de Joinville em 2010 sem considerar alguns pontos indispensáveis para seu sucesso: entre eles, a disponibilidade de estrutura física adequada às atividades de esporte e cultura, contempladas no currículo e oferecidas de maneira optativas aos alunos. Os docentes destacaram o pouco investimento em laboratórios, devidamente equipados com materiais, reagentes e outros itens necessários às aulas práticas previstas pelo Programa."

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29/06/2016
Métricas
  • Visualizações do Artigo 147
  • PDF downloads: 126

Como Citar

CABRAL, A. da C.; HOBOLD, M. de S. CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE: VOZES DOS DOCENTES QUE ATUAM NO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR. Revista Cocar, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 482–504, 2016. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/806. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos