Formação inicial e continuada: implicações para o exercício profissional de professores iniciantes

Autores

  • Miriane Zanetti Giordan mirianezanetti@gmail.com
  • Márcia de Souza Hobold mhobold@gmail.com
  • Cláudia Valéria Lopes Gabardo claudiagabardo1@gmail.com

Resumo

Resumo

Este artigo tem como pano de fundo a formação inicial e continuada de professores e como objetivo central identificar as implicações dessas formações no trabalho dos professores iniciantes. Os dados apresentados correspondem a pesquisas que investigaram o início da docência. Como referenciais teóricos para a análise dos dados utilizou-se Gatti (2015), Sarti (2012) e Chartier (2007). Os resultados das pesquisas revelam que os professores enfrentam dificuldades em relacionar os conhecimentos da formação inicial e continuada nas suas práticas docentes e indicam que a formação, tanto inicial quanto continuada, deveria levar em consideração todos os aspectos da atividade docente, aproximando-se cada vez mais da realidade escolar e das ações dos professores com o objetivo de analisá-las, visando teorizações da prática pedagógica.

Palavras-chave: Formação inicial e continuada. Professores iniciantes. Prática pedagógica.

"

Initial and continuing training: implications for professional practice of novice teachers

Abstract

This article aims to show the implications of initial and continuing teacher education in the teaching practices of novice teachers. The presented data correspond to searches that investigated the beginning of the teaching practice. The theoretical references brought into this discussion are Gatti (2015), Sarti (2012), and Chartier (2007). The results reveal that teachers find difficulties in relating the knowledge acquired in initial and continuing education with their teaching practices." It indicates that teachers training, initial and continuing, should consider all aspects of teaching activity, increasingly approaching the school reality and the actions of teachers in order to analyze it, aiming for the theorizing of teaching practice.

Keywords: Initial and continuing teacher education. Novice teachers. Pedagogical practice.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriane Zanetti Giordan

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP campus de Rio Claro/SP. Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. E-mail: mirianezanetti@gmail.com

Márcia de Souza Hobold

Doutora em Educação e Estágio de Pós-Doutoramento (CNPq-PDJ) pela Pontifícia Universidade Católica. Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculada ao Departamento de Metodologia de Ensino, do Centro de Ciências da Educação (MEN/CED/UFSC). E-mail: mhobold@gmail.com

Cláudia Valéria Lopes Gabardo

Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Professora da Rede Pública Municipal de Ensino de Joinville e da UNIVILLE. E-mail: claudiagabardo1@gmail.com

Downloads

Publicado

23/06/2018
Métricas
  • Visualizações do Artigo 208
  • PDF downloads: 270

Como Citar

GIORDAN, M. Z.; HOBOLD, M. de S.; GABARDO, C. V. L. Formação inicial e continuada: implicações para o exercício profissional de professores iniciantes. Revista Cocar, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 557–579, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1740. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos