Educação, gênero, sexualidade e militância em quatro atos: discussões nos/dos cotidianos escolares nos anos 2010
Education, gender, sexuality, and activism in four acts: debates in/from the everyday school lives in the 2010s
Palavras-chave:
Gênero, Sexualidade, EscolaResumo
Este artigo analisa disputas e tensões acerca de questões de gêneros e sexualidades em quatro escolas do estado do Rio de Janeiro, em diferentes eventos ocorridos ao longo dos anos 2010. A escolha dessas escolas e dos eventos analisados se dá por compreender que contribuem para reforçar as importâncias da abordagem desses temas nos cotidianos escolares, principalmente sob uma perspectiva de promoção de direitos e de valorização da diversidade e da diferença. Serão analisadas também limitações e dificuldades enfrentadas tanto pela pesquisadora quanto pelas escolas na realização de tais debates.
Palavras-chave: Gênero; Sexualidade; Escola; Cotidiano; Diferença
Abstract
This article examines the disputes and tensions surrounding issues of gender and sexuality in four schools located in the state of Rio de Janeiro, focusing on various events that occurred throughout the 2010s. The selection of these schools and the events under analysis is grounded in the assumption that this study aims to underscore the significance of addressing these topics within the everyday of educational institutions, particularly from the perspective of promoting rights and valuing diversity and difference. Additionally, this article explores the limitations and challenges encountered by both the researcher and the schools in facilitating such discussions.
Keywords: Gender; Sexuality; School; Cotidiano; Diferença
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