Currículo, Espacialidades e Posições de Sujeito Insurgentes na Escola

Currículo, Espacialidades y Posiciones de Sujeto Insurgentes en la Escuela

Autores

Palavras-chave:

Currículo, Espaço, Insurgência

Resumo

As grafias produzidas por estudantes em sala de aula apresentam potencial de compreender as relações sociais, geográficas e discursivas do poder e do saber. O objetivo é analisar os modos pelos quais o currículo das grafias divulga e disponibiliza modos de ser sujeito, e como produz espacialidades. Trabalhamos em uma perspectiva teórica pós-crítica de currículo, e no viés da geografia cultural. O argumento desenvolvido afirma que o currículo das grafias constitui espacialidades e disponibiliza discursivamente a posições de sujeito insurgentes em meio as relações de poder-saber na escola. Metodologicamente operou-se com a observação participante e elementos da análise do discurso de inspiração foucaultiana. A partir das análises concluímos que as grafias, que constituem o currículo insurgente evidenciam fissuras curriculares.

Palavras-chave: Currículo; Espaço; Insurgência.

 

Resumen

Las grafías producidas por los estudiantes en el aula presentan un potencial para comprender las relaciones sociales, geográficas y discursivas del poder y del saber. El objetivo es analizar los modos en que el currículo de las grafías divulga y pone a disposición modos de ser sujeto y cómo produce espacialidades. Trabajamos desde una perspectiva teórica poscrítica de currículo y en la perspectiva de la geografía cultural. El argumento desarrollado afirma que el currículo de las grafías constituye espacialidades y pone a disposición discursivamente posiciones de sujeto insurgentes en medio de las relaciones de poder-saber en la escuela. Metodológicamente se operó con la observación participante y elementos del análisis del discurso de inspiración de Michel Foucault. A partir de los análisis, concluimos que las grafías, que constituyen el currículo insurgente, evidencian fisuras curriculares.

Palabras clave: Currículo; Espacio; Insurgencia.

 

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Biografia do Autor

Luíza Cristina Silva Silva , UFAL

Professora Adjunta na Universidade Federal de Alagoas (CEDU/UFAL). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE /UFMG). Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (licenciatura e bacharelado). Graduação em Pedagogia. Especialista em Ensino de Geografia. Pesquisadora interessada nos estudos de Currículo, Ensino de Geografia, Relações de Gênero e Sexualidade, relações Étnico-raciais. E-mail: luizacsilvaa@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2486-3375

Marlécio Maknamara , Universidade Federal da Paraíba

Professor Associado do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Professor do PPGEd/UFRN (2014-2019), do PGEDU/UFBA (desde fev/2017) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (desde ago/2022). Líder dos grupos ENSAIO - vida, pensamento e escrita em educação/UFPB/CNPq e ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/UFBA/CNPq. Pesquisador Produtividade em Pesquisa da UFPB 2021-2022 (Chamadas Internas PROPESQ/PRPG/UFPB 03/2020 e 06/2021) e Pesquisador Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq/PQ-2. E-mail: maknamaravilhas@gmail.com. ORCID: 0000-0003-0424-5657.

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21/12/2023
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Como Citar

SILVA SILVA , L. C.; MAKNAMARA , M. Currículo, Espacialidades e Posições de Sujeito Insurgentes na Escola : Currículo, Espacialidades y Posiciones de Sujeto Insurgentes en la Escuela. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7632. Acesso em: 5 nov. 2024.