Cultura popular e o potencial educativo das danças tradicionais

Popular culture and the educational potential of traditional dances

Autores

Resumo

A cultura popular é parte inerente de um povo e pode ser expressa pelas danças tradicionais na escola. O objetivo desse trabalho foi analisar a relação cultura popular e danças tradicionais no contexto escolar. A produção científica brasileira sobre tal relação elucidou a relação cultura popular, dança tradicional e processo educativo; entraves e facilitadores para o ensino da dança tradicional; e proposta para o desenvolvimento da dança tradicional na escola. Esforços são direcionados para garantir a dança da cultura popular na escola, mas novas experiências e reflexões nesse sentido ainda são necessárias.

Palavras-chave: Cultura popular; Dança tradicional; Escola.

 

Abstract

Popular culture is an inherent part of a people and can be expressed by traditional dances at school. The aim of this work was to analyze the relationship between popular culture and traditional dances in the school context. The Brazilian scientific production on this relationship elucidated the relationship between popular culture, traditional dance and the educational process; obstacles and facilitators for the teaching of traditional dance; and proposals for the development of traditional dance in school. Efforts are being made to guarantee the teaching of popular culture dance at school, but new experiences and reflections in this direction are still necessary.

Keywords: Popular culture; Traditional dance; School.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vagner Miranda Conceição, PUC-MG

Doutor e Mestre em Estudos do Lazer e licenciado em Educação Física - EEFFTO / UFMG. Dançarino profissional - Dança Folclórica brasileira (SATED/MG). Especialista em Educação Física escolar e em Dança e Consciência Corporal. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar em Lazer e Educação Física (GEPILEF – FAP). Membro do Grupo de pesquisa Et Alia: Laboratório de Desenvolvimento Humano e Relações Interpessoais - UFRGS e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar sobre Saúde, Educação e Educação Física (GIPEEF - UNIVASF). Sócio fundador da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer (ANPEL). Revisor convidado de periódicos nacionais e internacionais. Professor do curso de Educação Física da PUC-MG e da Faculdade Pitágoras - Contagem/MG. Professor de Educação Física lotado na Prefeitura Municipal de Betim/MG. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar, Lazer, Dança.

E-mail: eefvagner@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9778-6190

 

Patrick Anderson Martins Magalhães, UFC

Licenciado e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFC). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Saberes em Ação (UFC). Possuo experiência nas áreas de Dança, Cultura Popular Brasileira, Esportes e Estudos de Gênero e Sexualidade. Coordenador Geral de Ensaio e Dançarino do Grupo de Dança Oré Anacã.

E-mail: patrickanderson1144@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9312-128X

.

Marcos Antônio Almeida Campos, UFC

Licenciado em Educação Física e Mestre em Educação (UFMG). Doutor em Educação (UFC). Professor adjunto do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui experiência nas áreas de Dança, Cultura Popular Brasileira e Estudos de Gênero e Sexualidade. Coordenador do Grupo de Dança Oré Anacã. Dançarino profissional.

E-mail: marcoscampos@ufc.br ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9990-5675

Downloads

Publicado

15/09/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 605
  • pdf downloads: 444

Como Citar

CONCEIÇÃO, V. M.; MAGALHÃES, P. A. M.; CAMPOS, M. A. A. Cultura popular e o potencial educativo das danças tradicionais: Popular culture and the educational potential of traditional dances. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7042. Acesso em: 24 nov. 2024.