Políticas e reformas educacionais: enfrentamentos na formação e atuação de professores da educação básica

Educational policies and reforms: conflicts in the training and performance of basic education teachers

Autores

Palavras-chave:

Políticas Educacionais; Educação Básica e Formação de professores.

Resumo

O artigo discute as políticas educacionais em vigência no Brasil suas concepções de escola e de conhecimento escolar e sua incidência no trabalho docente na formação inicial. Partimos da análise de documentos e orientações das agências internacionais, visando identificar políticas que orientam a função da escola e de professores na educação básica que estariam levando à desfiguração da função emancipadora da escola. Expõe-se a tese da epistemologia da práxis como princípio de uma formação crítico-emancipadora. Logo, evidencia mudanças com, e a partir do bloco histórico: estrutura e superestrutura. Apontou-se que, as políticas educacionais de formação de professores sofreram tensão no seu laissez-faire dirigido pelos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro nos de 2016 a 2022, imiscuído pelo negacionismo dos conhecimentos científicos desses governos, que ocultou, a dimensão política da docência.

Palavras-chave: Políticas Educacionais; Educação Básica e Formação de professores.

 

Abstract: The article discusses the educational policies in force in Brazil, their conceptions of school and school knowledge, and their impact on teaching work in initial training. We start by analyzing documents and guidelines from international agencies, aiming to identify policies that guide the role of school and teachers in basic education that would be leading to the disfigurement of the emancipatory function of the school. The thesis of the epistemology of praxis is exposed as a principle of critical-emancipatory training. Therefore, it highlights changes with and from the historical block: structure and superstructure. It was pointed out that educational policies for teacher training suffered tension in their laissez-faire directed by the governments of Michel Temer and Jair Bolsonaro from 2016 to 2022, interfered with by the denial of scientific knowledge, which hid the political dimension of teaching.

Keywords: Educational Policies; Basic Education and Teacher Training.

 

 

             

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Biografia do Autor

Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, UnB

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professora adjunta da Universidade de Brasília. Coordenadora do Grupo de Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/ Pedagogos (GEPFAPe).  E-mail: katiacurado@unb.br ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-9808-4577

Carlos André Nunes Lopes, Universidade de Brasília

Doutorando em Educação pela Universidade de Brasília. Formado em Pedagogia e Psicologia pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT).  E-mail: nunislopes@hotmail.com ORCID:  https://orcid.org/0009-0009-0244-7336

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14/10/2024
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Como Citar

CURADO PINHEIRO CORDEIRO DA SILVA, K. A.; NUNES LOPES, C. A. Políticas e reformas educacionais: enfrentamentos na formação e atuação de professores da educação básica: Educational policies and reforms: conflicts in the training and performance of basic education teachers. Revista Cocar, [S. l.], n. 28, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9165. Acesso em: 28 out. 2024.

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