A interferência do setor privado-mercantil na formação inicial de professores

The interference of the private-commercial sector in the initial training of teachers

Autores

Palavras-chave:

Formação docente, Políticas de formação, Mercantilização

Resumo

O presente artigo versa  acerca do movimento do modo de produção capitalista e seu avanço sobre a área da educação. A premissa é que as políticas educacionais na formação inicial de professores ancoram-se num modelo de Estado Ampliado sobre o controle empresarial,  tendo como objetivo analisar os impactos que o setor privado-mercantil vêm causando na formação inicial de professores, especialmente a partir dos anos 2000, com a expansão do Ensino Superior privado no Brasil e a realocação de recursos públicos como o FIES e o PROUNI para o empresariamento da educação superior. Trata-se de um texto com abordagem quali-quantitativa, que, a  partir de elementos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019 (BNC-Formação) e  do Censo do Ensino Superior Brasileiro – INEP (2022), problematiza os reflexos na formação inicial de professores. A pesquisa revela que os grupos privados estão em plena ascensão na área da educação, especialmente na regulação da formação inicial de professores.

Palavras-Chaves: Formação docente; Políticas de formação; Mercantilização.

 

Abstract

This article deals with the movement of the capitalist mode of production and its advance in the area of ​​education. The premise is that educational policies in initial teacher training are anchored in an Expanded State model over business control. It aims to analyze the impacts that the private-mercantile sector has been causing in initial teacher training, especially from the years 2000 with the expansion of private higher education in Brazil and the reallocation of public resources such as FIES and PROUNI for the entrepreneurship of higher education. This is a text with a qualitative-quantitative approach, based on elements from the National Common Curricular Base (BNCC), Resolution CNE/CP nº 2, of December 20, 2019 (BNC-Formação) and the Higher Education Census Brazilian – INEP (2022), problematizes the effects on initial teacher training. The research reveals that private groups are on the rise in the area of ​​education, especially in the regulation of initial teacher training.

Key words: Teacher training; Training policies; Commercialization.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Graduada  em  Pedagogia.  Mestre  e doutora em Educação pelo  Programa  de  Pós-graduação  em  Educação  da  Universidade  Estadual de Ponta Grossa.  Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua no curso de Pedagogia (CPan) e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (CPTL); - Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Políticas Públicas . É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Trabalho docente na Contemporaneidade – GEPForT. E-mail: flavia.martinez@ufms.br/ https://orcid.org/0000-0003-3540-4032.

 

Tarcísio Luiz Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado  em  Pedagogia. Pós Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM; Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/FAED; Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/FCT. Atualmente é Professor no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS campus de Três Lagoas-MS; É líder e pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores - GFORP - na Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Políticas Públicas; é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Básica e Superior - GEDUC UEM e pesquisador na Rede Universitas/Br. e-mail: tarcisio.pereira@ufms.br/ Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-2294-3742

Sheila Fabiana Quadros, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Graduada em Pedagogia (UNICENTRO). Professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campus Universitário de Irati-PR, Departamento de Pedagogia. Membra do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores (GForP) da UFMS-CPTL. E-mail: sheila@unicentro.br Orcid https://orcid.org/0000-0002-7909-2272.

Referências

ANFOPE. Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. Documento Final do XX Encontro Nacional da Anfope: 1 a 5 de fevereiro de 2021. “Políticas de Formação Inicial e valorização dos profissionais da educação: Resistências propositivas à BNC da Formação inicial e continuada”. Anfope, 2021. Disponível em: http://www.anfope.org.br/wp-content/uploads/2021/04/20%E2%81%B-0-ENANFOPE-%E2%80%93-Documento-Final-2021.pdf.

ANPED - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. Site Oficial. Disponível em: https://www.anped.org.br/ Acesso em 08/01/2024.

BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 8/01/2024.

BRASIL. Resolução n. 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Conselho Pleno, [2017]. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/RESOLUCAOCNE_CP222DEDEZ EMBRODE2017.pdf. Acesso em: 10/01/2024.

BRASIL. Resolução CNE/CP, nº 02, de 20 de dezembro de 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991. Acesso em: 20/01/2024.

BRZEZINSKI, Iria. Políticas de formação do magistério: ANFOPE em movimento. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2018.

BOTTOMORE, Tom. Dicionário do Pensamento Marxista. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

COX, Robert W. Gramsci. Hegemony and international relations: an essay in method. 1983.

COX, Robert W.; SINCLAIR, Timothy. Approaches to World Order. Cambridge: Cambridge, 1996.

DOURADO, Luiz Fernandes. Reforma do Estado e as políticas para a educação superior no Brasil nos anos 90. Educação & Sociedade, Cedes. Campinas, v. 23 n. 80, setembro/2002. Acesso em: 2 jun. 2024.

DOURADO, Luiz Fernandes; SIQUEIRA, Romilson Martins. A arte do disfarce: BNCC como gestão e regulação do currículo. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Brasília, v. 35, n. 2, p. 291-306, maio/ago. 2019. DOI:https://doi.org/10.21573/vol35n22019.95407. Acesso em: 15 jun. 2024.

EVANGELISTA, O. ALLAN K. SEKI, ARTUR GOMES DE SOUZA, MAURO TITTON E ASTRID

BAECKER AVILA (Orgs.) Desventura dos Professores na Formação para o capital, Campinas, SP: Mercado de Letras, 2019. - (Série Educação Geral, Educação Superior e Formação Continuada do Educador).

FREITAS, Helena Costa Lopes de. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 136-167, set. 2002. DOI:https://doi.org/10.1590/S0101-73302002008000009. Acesso em: 3 jun. 2024.

FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere: o Risorgimento. Notas sobre a História da Itália. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

LAVAL. Christian. A escola não é uma empresa: neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019, 326 p.

LIMA, Kátia. Expansão da educação superior brasileira na primeira década do novo século. In: PEREIRA, Larissa Dahmer; ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira de (Orgs.). Serv. Soc. e Educ. Rio de Janeiro: Lumens Juris, 2013, p. 1-26. Acesso em: 2 mai. 2024.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA.

Sinopse Estatística da Educação Superior 2021 e 2022. Brasília: Inep, 2022/2023 Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados- abertos/sinopses-estatisticas/educacao-superior-graduacao. Acesso em: 12/01/2024.

Martinez, Flavia Wegrzyn Magrinelli; Kailer, Priscila Gabriele da Luz; Tozetto, Susana Soares A BNC-Formação: o Projeto de Formação por Competência dos Docentes Pós-Golpe Jurídico-Institucional de 2016. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 29, n. 1, jan./mar., 2022. Acesso em: 21 fev. 2024.

MASSON, Giseli. Políticas de formação de professores: as influências do neopragmatismo da agenda pós-moderna. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

MARX, Karl. O Capital. Crítica da Economia Política. Livro I, vol. II. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

OLIVEIRA. Romualdo Portela de. A transformação da educação em mercadoria no Brasil. Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 108, p. 739-760, out. 2009, 753. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 20/01/2024.

PEREIRA, T. L. Monopolização do Ensino Superior privado no Brasil por meio de processo de fusões e aquisições: o grupo UNIESP em questão. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS, 2017. Acesso em: 10 mai. 2024.

ROEDEL, Hiran; MARTINS, Isa Ferreira. Capitalismo e Educação: novas conformações na passagem para o século XXI. Revista Brasileira de Geografia Econômica, Rio de Janeiro, ano VII, n. 13, 2018. Acesso em: 11 jan. 2024.

SANTOS, Boaventura de Sousa; ALMEIDA FILHO, Naomar de - A universidade no século XXI: para uma universidade nova. Coimbra: Almedina, 2008. 260 p.

SANTOS, Aparecida de Fátima Tiradentes dos. Pedagogia do mercado. Neoliberalismo, trabalho e educação no século XXI. Rio de Janeiro: Ibis Libris, 2012.

Downloads

Publicado

14/10/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 59
  • pdf downloads: 61

Como Citar

MAGRINELLI MARTINEZ, F. W.; LUIZ PEREIRA, T.; FABIANA QUADROS, S. A interferência do setor privado-mercantil na formação inicial de professores: The interference of the private-commercial sector in the initial training of teachers. Revista Cocar, [S. l.], n. 28, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9159. Acesso em: 21 nov. 2024.