A interferência do setor privado-mercantil na formação inicial de professores

The interference of the private-commercial sector in the initial training of teachers

Autores

Palavras-chave:

Formação docente, Políticas de formação, Mercantilização

Resumo

O presente artigo versa  acerca do movimento do modo de produção capitalista e seu avanço sobre a área da educação. A premissa é que as políticas educacionais na formação inicial de professores ancoram-se num modelo de Estado Ampliado sobre o controle empresarial,  tendo como objetivo analisar os impactos que o setor privado-mercantil vêm causando na formação inicial de professores, especialmente a partir dos anos 2000, com a expansão do Ensino Superior privado no Brasil e a realocação de recursos públicos como o FIES e o PROUNI para o empresariamento da educação superior. Trata-se de um texto com abordagem quali-quantitativa, que, a  partir de elementos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019 (BNC-Formação) e  do Censo do Ensino Superior Brasileiro – INEP (2022), problematiza os reflexos na formação inicial de professores. A pesquisa revela que os grupos privados estão em plena ascensão na área da educação, especialmente na regulação da formação inicial de professores.

Palavras-Chaves: Formação docente; Políticas de formação; Mercantilização.

 

Abstract

This article deals with the movement of the capitalist mode of production and its advance in the area of ​​education. The premise is that educational policies in initial teacher training are anchored in an Expanded State model over business control. It aims to analyze the impacts that the private-mercantile sector has been causing in initial teacher training, especially from the years 2000 with the expansion of private higher education in Brazil and the reallocation of public resources such as FIES and PROUNI for the entrepreneurship of higher education. This is a text with a qualitative-quantitative approach, based on elements from the National Common Curricular Base (BNCC), Resolution CNE/CP nº 2, of December 20, 2019 (BNC-Formação) and the Higher Education Census Brazilian – INEP (2022), problematizes the effects on initial teacher training. The research reveals that private groups are on the rise in the area of ​​education, especially in the regulation of initial teacher training.

Key words: Teacher training; Training policies; Commercialization.

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Biografia do Autor

Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Graduada  em  Pedagogia.  Mestre  e doutora em Educação pelo  Programa  de  Pós-graduação  em  Educação  da  Universidade  Estadual de Ponta Grossa.  Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua no curso de Pedagogia (CPan) e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (CPTL); - Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Políticas Públicas . É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Trabalho docente na Contemporaneidade – GEPForT. E-mail: flavia.martinez@ufms.br/ https://orcid.org/0000-0003-3540-4032.

 

Tarcísio Luiz Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado  em  Pedagogia. Pós Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM; Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/FAED; Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/FCT. Atualmente é Professor no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS campus de Três Lagoas-MS; É líder e pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores - GFORP - na Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Políticas Públicas; é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Básica e Superior - GEDUC UEM e pesquisador na Rede Universitas/Br. e-mail: tarcisio.pereira@ufms.br/ Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-2294-3742

Sheila Fabiana Quadros, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Graduada em Pedagogia (UNICENTRO). Professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campus Universitário de Irati-PR, Departamento de Pedagogia. Membra do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores (GForP) da UFMS-CPTL. E-mail: sheila@unicentro.br Orcid https://orcid.org/0000-0002-7909-2272.

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Publicado

14/10/2024
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Como Citar

MAGRINELLI MARTINEZ, F. W.; LUIZ PEREIRA, T.; FABIANA QUADROS, S. A interferência do setor privado-mercantil na formação inicial de professores: The interference of the private-commercial sector in the initial training of teachers. Revista Cocar, [S. l.], n. 28, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9159. Acesso em: 26 dez. 2024.