Proletarização, intensificação e controle do trabalho docente, na atualidade: seus impactos sobre os corpos dos professores

Autores

  • Maria Auxiliadora Monteiro de Oliveira dorinhapuc@hotmail.com
  • Amauri Carlos Ferreira mitolog@pucminas.br
  • Amauri Carlos Ferreira mitolog@pucminas.br
  • Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino jussarapaschoalino@yahoo.com.br
  • Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino jussarapaschoalino@yahoo.com.br

Resumo

Proletarianization, Intensification and Control of Teaching Work, at present: its impacts on the bodies of teachers

Resumo

O propósito deste artigo é o de discutir e analisar na atualidade, por um lado, como os processos de intensificação e de proletarização das condições salariais e laborais e o controle, cada vez mais acirrado, vêm afetando, negativamente, o trabalho dos professores. E por outro lado, de que forma esses fatores têm interferido nos corpos desses sujeitos, levando-os ao acometimento de síndromes de etiologias diversificadas. Em síntese, objetiva-se mostrar como, na contemporaneidade, os mecanismos de disciplinamento, utilizados no século XVIII, vêm sendo resgatados, de forma acirrada, nesse período histórico, de acirramento e de expansão do capitalismo, se tornando, cada vez mais democráticos, imanentes ao campo social, sendo distribuídos pelos corpos, notadamente, dos professores e por eles internalizados.  

 Palavras chave: Trabalho Docente. Precarização/Intensificação. Controle.

 

Abstract

The purpose of this article is to discuss and analyze in the present, on one hand, processes of intensification and composed proletarianization of wage and labour conditions and, the increasingly acrimonious control, has been negatively affecting the work of teachers. On the other hand, how these factors have intervened on the bodies of these subjects, leading them to the involvement of syndromes of diverse etiologies. In summary, it aims to show how, in the contemporaneity, the disciplinary mechanisms, utilized in the century XVIII, have been rescued, in a fierce way, in this historical period, of the intensification and expansion of capitalism, becoming more and more democratic, immanent in the social field, being distributed by the bodies, especially by the teachers and internalized by them. 

Keywords: Teaching work. Precariousness/Intensification. Control.

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Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Monteiro de Oliveira

Habilitada, em nível da Graduação, em Pedagogia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1967). Possui Mestrado em Educação: História, Política e Sociedade, realizado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993); Doutora em Educação: Políticas e Administração Educacional, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 1998; Concluiu Pós-doutorado em Educação, realizado na Universidade Estadual de Campinas, em 2001; possui, também, Pós-doutorado realizado na Universidade do Porto (Portugal), 2005. Tem experiência na Área da Educação, sobretudo, no que tange às Políticas Educacionais e ao campo de Gestão Educacional. Nesta perspectiva, tem realizado pesquisas em temáticas ligadas, principalmente, às Políticas para a Educação Básica, para a Educação Profissional, para o Ensino Superior e para a Educação Inclusiva. Vem se constituindo, ainda, como objetos de investigação, questões vinculadas à Formação/Profissionalização e ao Trabalho Docente. Quanto à Produção Acadêmica; se destacam livros, capítulos de livros, artigos em periódicos/revistas, trabalhos completos publicados em Anais de eventos nacionais e internacionais. É coordenadora de pesquisas fomentadas pela CAPES/INEP, FAPEMIG e FIP-PUC Minas atualmente, é professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da PUC Minas. É coordenadora, no PREPES (Programa de Especialização para Professores do Ensino Superior, da PUC Minas), do Curso de Docência e Gestão do Ensino Superior.

E-mail: dorinhapuc@hotmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6203-823X

Amauri Carlos Ferreira

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989), mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2002). Pós-doutorado em Educação pela UFMG (2009).  Atualmente é adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e do Instituto Santo Tomás de Aquino.  Professor nos cursos de Filosofia e Pedagogia, como também nos programas de pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Filosofia e Educação. Seus principais temas de pesquisa: Imaginário, ética, política da diversidade e da inclusão.

E-mail: mitolog@pucminas.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4771-3465

 

Amauri Carlos Ferreira

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989), mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2002). Pós-doutorado em Educação pela UFMG (2009).  Atualmente é adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e do Instituto Santo Tomás de Aquino.  Professor nos cursos de Filosofia e Pedagogia, como também nos programas de pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Filosofia e Educação. Seus principais temas de pesquisa: Imaginário, ética, política da diversidade e da inclusão.

E-mail: mitolog@pucminas.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4771-3465

 

Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado Sanduíche pela Universidade do Porto. Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialização em Educação pelo CEPEMG. Especialização em Psicopedagogia pelo CEPEMG. Especialização em Direitos Humanos pelo CES. Especialização em Temas Filosóficos pela UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, educação, ensino-aprendizagem, trabalho e educação, gestão, educação a distância e trabalho docente.

E-mail: jussarapaschoalino@yahoo.com.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0382-3523

 

Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado Sanduíche pela Universidade do Porto. Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialização em Educação pelo CEPEMG. Especialização em Psicopedagogia pelo CEPEMG. Especialização em Direitos Humanos pelo CES. Especialização em Temas Filosóficos pela UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, educação, ensino-aprendizagem, trabalho e educação, gestão, educação a distância e trabalho docente.

E-mail: jussarapaschoalino@yahoo.com.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0382-3523

 

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Publicado

28/12/2019
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Como Citar

DE OLIVEIRA, M. A. M.; FERREIRA, A. C.; FERREIRA, A. C.; PASCHOALINO, J. B. de Q.; PASCHOALINO, J. B. de Q. Proletarização, intensificação e controle do trabalho docente, na atualidade: seus impactos sobre os corpos dos professores. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 619–636, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2860. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos