Formação continuada de professores e concepção de alfabetização: análise das dissertações e teses da Universidade Federal do Pará e da Universidade do Estado do Pará
Continuing teacher training and literacy conception: analysis of dissertations and theses from the Federal University and the State University of Pará
Resumo
Este artigo, tendo como premissa a grande importância da alfabetização, objetiva analisar, segundo os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica, as concepções de formação continuada de professores e de alfabetização nas teses e dissertações dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal (PPGED/UFPA) e da Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA). Trata-se de uma pesquisa documental embasada na teoria da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético (MHD). Os resultados das pesquisas evidenciam que a formação continuada de professores alfabetizadores está assentada na lógica neoliberal instituída nas políticas educacionais que influenciam diretamente o trabalho docente do professor alfabetizador, o que indica a necessidade de enfrentamento de tais concepções nos processos formativos de professores e demais instâncias da prática pedagógica, e a firme defesa de uma formação humana omnilateral.
Palavras-chave: formação continuada de professores; professores alfabetizadores; políticas educacionais.
Abstract
This article, based on the great importance of literacy, aims to analyze, according to the foundations of critical historical pedagogy, the concepts of continuing teacher training and literacy in theses and dissertations of the Postgraduate Programs in Education at the Federal University (PPGED/UFPA) and State University of Pará (PPGED/UEPA). This is documentary research, based on the theory of Historical-Critical Pedagogy (PHC) based on Historical-Dialectical Materialism (MHD). Research shows that the continued training of literacy teachers is based on the neoliberal logic established in educational policies that directly influence the teaching work of literacy teachers, which indicates the need to combat such conceptions in teacher training processes and other instances of pedagogical practice, and the firm defense of an omnilateral human formation.
Keywords: continuing education of teachers; literacy teachers; educational policies.
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Referências
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