Formação continuada de professores e concepção de alfabetização: análise das dissertações e teses da Universidade Federal do Pará e da Universidade do Estado do Pará

Continuing teacher training and literacy conception: analysis of dissertations and theses from the Federal University and the State University of Pará

Autores

Resumo

Este artigo, tendo como premissa a grande importância da alfabetização, objetiva analisar, segundo os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica, as concepções de formação continuada de professores e de alfabetização nas teses e dissertações dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal (PPGED/UFPA) e da Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA). Trata-se de uma pesquisa documental embasada na teoria da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético (MHD). Os resultados das pesquisas evidenciam que a formação continuada de professores alfabetizadores está assentada na lógica neoliberal instituída nas políticas educacionais que influenciam diretamente o trabalho docente do professor alfabetizador, o que indica a necessidade de enfrentamento de tais concepções nos processos formativos de professores e demais instâncias da prática pedagógica, e a firme defesa de uma formação humana omnilateral.

Palavras-chave: formação continuada de professores; professores alfabetizadores; políticas educacionais.  

 

Abstract

This article, based on the great importance of literacy, aims to analyze, according to the foundations of critical historical pedagogy, the concepts of continuing teacher training and literacy in theses and dissertations of the Postgraduate Programs in Education at the Federal University (PPGED/UFPA) and State University of Pará (PPGED/UEPA). This is documentary research, based on the theory of Historical-Critical Pedagogy (PHC) based on Historical-Dialectical Materialism (MHD). Research shows that the continued training of literacy teachers is based on the neoliberal logic established in educational policies that directly influence the teaching work of literacy teachers, which indicates the need to combat such conceptions in teacher training processes and other instances of pedagogical practice, and the firm defense of an omnilateral human formation.

Keywords: continuing education of teachers; literacy teachers; educational policies.

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Biografia do Autor

Vitória Raquel Pereira de Souza , Secretaria Municipal de Educação do Município de São Luís

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA/PPGED). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE/UEMA). Especialização em Gestão Pública pela UFMA, Especialização em Psicopedagoga pela Universidade Cândido Mendes -RJ. Pedagoga com habilitação em Supervisão Escolar graduada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora Secretaria Municipal de Educação do Município de São Luís e do Estado do Maranhão.

Petrônio Cavalcante, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Professor da Secretaria Municipal de Educação do Município de Fortaleza (SME). Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA). Mestre em Ensino e Formação Docente pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (PPGEF/UNILAB). Especialista em Formação de Formadores e os Processos de Coordenação Pedagógica na Educação Básica e na Educação Superior pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduado em Pedagogia pela Faculdade Kurios (FAK).  

Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira, Universidade Federal do Pará

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA). Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da UNESP. Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ.  Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

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Publicado

22/11/2025

Como Citar

SOUZA , V. R. P. de; CAVALCANTE, P.; FERREIRA, B. de J. P. Formação continuada de professores e concepção de alfabetização: análise das dissertações e teses da Universidade Federal do Pará e da Universidade do Estado do Pará: Continuing teacher training and literacy conception: analysis of dissertations and theses from the Federal University and the State University of Pará. Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10167. Acesso em: 8 dez. 2025.

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