As políticas de formação de professores sob os efeitos do modelo gerencial: consequências e visão prospectiva

Teacher training policies under the effects of the managerial model: consequences and prospective view

Autores

Palavras-chave:

Reformas;, Política Educacional, Formação de Professores

Resumo

O artigo analisa as políticas educacionais de formação inicial de professores no Brasil no marco histórico de 2000/2022, no âmbito das Reformas no contexto de reorganização administrativa do Estado brasileiro. O arcabouço jurídico-legal instituído pelas políticas neoliberais da década de 1990 certamente continua sendo o eixo articulador das políticas públicas educacionais e, neste artigo, constituindo-se como objeto de estudo e análise. O objetivo deste estudo será analisar historicamente as reformas bem como compreender o disciplinamento das políticas de formação de professores e discuti-las no âmbito das orientações neoliberais para a educação e a formação de professores, que impactam as distintas esferas da formação humana e o seu acesso ao conhecimento sistematizado. A partir da revisão bibliográfica e documental, este trabalho busca colaborar com a investigação sobre os efeitos das reformas, bem como, indicar possíveis formas de superação da lógica estabelecida.

Palavras-chave: Reformas; Política Educacional; Formação de Professores.

 

Abstract

This article analyzes the educational policies for initial teacher training in Brazil in the historical framework of 2000/2022, within the scope of the Reforms in the context of the administrative reorganization of the Brazilian State. The legal framework established by the neoliberal policies of the 1990s continues to be the articulating axis of public educational policies, and, in this article, it constitutes itself as an object of study and analysis. The objective of this study will be to historically analyze the reforms, understand the disciplining of teacher training policies, and discuss them within the scope of the neoliberal guidelines for education and teacher training, which impact the different spheres of human formation and their access to systematized knowledge. Based on the bibliographic and documentary review, this work seeks to collaborate with the investigation of the effects of the reforms and indicate possible ways of overcoming the established logic.

Keywords: Reforms; Educational politics; Teacher training

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Biografia do Autor

Renato José Dias Pereira, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto-MG (PPGE/UFOP). Mestre em Educação PPGE/UFOP na linha de Formação de Professores, Instituições e História da Educação (FPIHE) com pesquisa na área de Políticas Públicas de Formação de Professores. Membro do Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente - FOPROFI (UFOP). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Licenciado em Pedagogia. Especialista em Educação Básica (2019/2022) na Secretaria de Estado de Educação – SEE/MG. Membro do Conselho Municipal de Educação do município de Ouro Preto/MG no período 2018/2021. Membro do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas do município de Itabirito/MG no período 2020-2022. Tem experiência na área de Educação, atuando na pesquisa nos seguintes temas: Políticas Públicas, Políticas Educacionais e Formação de Professores. E-mail: renatojdpereira@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7566-2960

José Rubens Lima Jardilino, Universidade Federal de Ouro Preto

Licenciado em Filosofia e doutor em Ciências. Com pós-doutoramento em História da Educação nas Universidades: Université Laval (Quebéc-CA), Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colômbia – UPTC (Tunja-CO) e em História na Universidad Pablo de Olavide (Sevilla-ES)). É professor da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP no Departamento de Educação - É professor visitante das Universidades: Pedagógica y Tecnológica de Colômbia, Universidad Pablo de Olavide en Sevilla, Espanha. Atua como editor: foi fundador da Revista Eccos e seu editor até 2010; e atual editor da Revista Formação Docente- Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP). Membro do GT.08 no Comitê Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação –ANPED e integra a Junta Diretiva da Sociedad de Historia de la Educación Latinoamericana (SHELA). Coordena o Grupo de Pesquisa FOPROFI/Cnpq/UFOP e vice-diretor do Grupo de Pesquisa HISULA- Historia y prospectivas de la Universidad Latinoamericana-Colciencia/UPTC-Colômbia. Membro ad hoc do C.A. Educação na CAPES e bolsista produtividade PQ – Cnpq. Assessor internacional ad hoc do Consejo Nacional de Acreditación CNA- Ministério da Educação - Colômbia. Tem experiência na área de Educação, atuando na pesquisa e docência nos seguintes temas: História da Educação, Formação de Professores e Políticas Educacionais. E-mail: jrjardilino@ufop.edu.br ORCID: http://orcid.org.0000.0003.2394.9465

 

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Publicado

14/10/2024
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Como Citar

JOSÉ DIAS PEREIRA, R.; RUBENS LIMA JARDILINO, J. As políticas de formação de professores sob os efeitos do modelo gerencial: consequências e visão prospectiva: Teacher training policies under the effects of the managerial model: consequences and prospective view . Revista Cocar, [S. l.], n. 28, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9164. Acesso em: 26 dez. 2024.