As políticas de formação de professores sob os efeitos do modelo gerencial: consequências e visão prospectiva
Teacher training policies under the effects of the managerial model: consequences and prospective view
Palavras-chave:
Reformas;, Política Educacional, Formação de ProfessoresResumo
O artigo analisa as políticas educacionais de formação inicial de professores no Brasil no marco histórico de 2000/2022, no âmbito das Reformas no contexto de reorganização administrativa do Estado brasileiro. O arcabouço jurídico-legal instituído pelas políticas neoliberais da década de 1990 certamente continua sendo o eixo articulador das políticas públicas educacionais e, neste artigo, constituindo-se como objeto de estudo e análise. O objetivo deste estudo será analisar historicamente as reformas bem como compreender o disciplinamento das políticas de formação de professores e discuti-las no âmbito das orientações neoliberais para a educação e a formação de professores, que impactam as distintas esferas da formação humana e o seu acesso ao conhecimento sistematizado. A partir da revisão bibliográfica e documental, este trabalho busca colaborar com a investigação sobre os efeitos das reformas, bem como, indicar possíveis formas de superação da lógica estabelecida.
Palavras-chave: Reformas; Política Educacional; Formação de Professores.
Abstract
This article analyzes the educational policies for initial teacher training in Brazil in the historical framework of 2000/2022, within the scope of the Reforms in the context of the administrative reorganization of the Brazilian State. The legal framework established by the neoliberal policies of the 1990s continues to be the articulating axis of public educational policies, and, in this article, it constitutes itself as an object of study and analysis. The objective of this study will be to historically analyze the reforms, understand the disciplining of teacher training policies, and discuss them within the scope of the neoliberal guidelines for education and teacher training, which impact the different spheres of human formation and their access to systematized knowledge. Based on the bibliographic and documentary review, this work seeks to collaborate with the investigation of the effects of the reforms and indicate possible ways of overcoming the established logic.
Keywords: Reforms; Educational politics; Teacher training
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