As políticas de formação de professores sob os efeitos do modelo gerencial: consequências e visão prospectiva

Teacher training policies under the effects of the managerial model: consequences and prospective view

Autores

Palavras-chave:

Reformas;, Política Educacional, Formação de Professores

Resumo

O artigo analisa as políticas educacionais de formação inicial de professores no Brasil no marco histórico de 2000/2022, no âmbito das Reformas no contexto de reorganização administrativa do Estado brasileiro. O arcabouço jurídico-legal instituído pelas políticas neoliberais da década de 1990 certamente continua sendo o eixo articulador das políticas públicas educacionais e, neste artigo, constituindo-se como objeto de estudo e análise. O objetivo deste estudo será analisar historicamente as reformas bem como compreender o disciplinamento das políticas de formação de professores e discuti-las no âmbito das orientações neoliberais para a educação e a formação de professores, que impactam as distintas esferas da formação humana e o seu acesso ao conhecimento sistematizado. A partir da revisão bibliográfica e documental, este trabalho busca colaborar com a investigação sobre os efeitos das reformas, bem como, indicar possíveis formas de superação da lógica estabelecida.

Palavras-chave: Reformas; Política Educacional; Formação de Professores.

 

Abstract

This article analyzes the educational policies for initial teacher training in Brazil in the historical framework of 2000/2022, within the scope of the Reforms in the context of the administrative reorganization of the Brazilian State. The legal framework established by the neoliberal policies of the 1990s continues to be the articulating axis of public educational policies, and, in this article, it constitutes itself as an object of study and analysis. The objective of this study will be to historically analyze the reforms, understand the disciplining of teacher training policies, and discuss them within the scope of the neoliberal guidelines for education and teacher training, which impact the different spheres of human formation and their access to systematized knowledge. Based on the bibliographic and documentary review, this work seeks to collaborate with the investigation of the effects of the reforms and indicate possible ways of overcoming the established logic.

Keywords: Reforms; Educational politics; Teacher training

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato José Dias Pereira, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto-MG (PPGE/UFOP). Mestre em Educação PPGE/UFOP na linha de Formação de Professores, Instituições e História da Educação (FPIHE) com pesquisa na área de Políticas Públicas de Formação de Professores. Membro do Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente - FOPROFI (UFOP). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Licenciado em Pedagogia. Especialista em Educação Básica (2019/2022) na Secretaria de Estado de Educação – SEE/MG. Membro do Conselho Municipal de Educação do município de Ouro Preto/MG no período 2018/2021. Membro do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas do município de Itabirito/MG no período 2020-2022. Tem experiência na área de Educação, atuando na pesquisa nos seguintes temas: Políticas Públicas, Políticas Educacionais e Formação de Professores. E-mail: renatojdpereira@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7566-2960

José Rubens Lima Jardilino, Universidade Federal de Ouro Preto

Licenciado em Filosofia e doutor em Ciências. Com pós-doutoramento em História da Educação nas Universidades: Université Laval (Quebéc-CA), Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colômbia – UPTC (Tunja-CO) e em História na Universidad Pablo de Olavide (Sevilla-ES)). É professor da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP no Departamento de Educação - É professor visitante das Universidades: Pedagógica y Tecnológica de Colômbia, Universidad Pablo de Olavide en Sevilla, Espanha. Atua como editor: foi fundador da Revista Eccos e seu editor até 2010; e atual editor da Revista Formação Docente- Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP). Membro do GT.08 no Comitê Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação –ANPED e integra a Junta Diretiva da Sociedad de Historia de la Educación Latinoamericana (SHELA). Coordena o Grupo de Pesquisa FOPROFI/Cnpq/UFOP e vice-diretor do Grupo de Pesquisa HISULA- Historia y prospectivas de la Universidad Latinoamericana-Colciencia/UPTC-Colômbia. Membro ad hoc do C.A. Educação na CAPES e bolsista produtividade PQ – Cnpq. Assessor internacional ad hoc do Consejo Nacional de Acreditación CNA- Ministério da Educação - Colômbia. Tem experiência na área de Educação, atuando na pesquisa e docência nos seguintes temas: História da Educação, Formação de Professores e Políticas Educacionais. E-mail: jrjardilino@ufop.edu.br ORCID: http://orcid.org.0000.0003.2394.9465

 

Referências

ALBINO, A. C. A.; SILVA, A. F. BNCC e BNC da formação de professores: repensando a formação por competências. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 137-153, jan./mai. 2019. Disponível em: . Acesso em: janeiro de 2024.

AMORIM. H. C. C. Políticas de formação de professores da Educação Básica: estudo de caso do curso de formação pedagógica do PARFOR da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Goiás, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Goiânia, 2018. Disponível em: <http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4071>. Acesso em; fevereiro de 2024.

ANFOPE. Documento Final do XX Encontro Nacional da ANFOPE: Política de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação - Resistências propositivas à BNC da Formação inicial e continuada. Brasília: ANFOPE, 2021. Disponível em: <https://www.Anfope.org.br/wp-content/uploads/2021/04/20%E2%81%B0-ENANFOPE-%E2%80%93-Documento-Final-2021.pdf>.

ANPED. Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação. Uma formação formatada. Posição da Anped sobre o “texto referência diretrizes curriculares nacionais e base nacional comum para a formação inicial e continuada de professores da educação básica". 2019. Disponível em:<https://forum.anped.org.br/news/posicao-da-anped-sobre-texto-referencia-dcn-e-bncc-para-formacao-inicial-e-continuada-de>. Acesso em: janeiro de 2024.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 02 de 22 de dezembro de 2017. Base Nacional Comum Curricular. Brasília. 2017. Disponível: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/RESOLUCAOCNE_CP222DEDEZEMBRODE2017.pdf Acesso em: fevereiro de 2024.

_________. Resolução CNE/CP 2, de 01 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Conselho Nacional de Educação. Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: setembro de 2021.

_________. Resolução CNE/CP 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Conselho Nacional de Educação. Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: setembro de 2021.

CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A “era das diretrizes”: a disputa pelo projeto de educação dos mais pobres. Revista Brasileira de Educação. v. 17. nº 49, jan/abr. 2012.

DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução: Mariana Echalar. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2016.

FALLEIROS, I. Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Básica e a Construção de uma Nova Cidadania. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org). A Nova Pedagogia da Hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005, p. 209-235.

FARIAS, I. M. S. O discurso curricular da proposta para BNC da formação de professores da educação básica. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 155-168, jan./mai. 2019. Disponível em: . Acesso em: novembro de 2020.

HYPOLITO, A. M. Políticas curriculares, estado e regulação. Educ.Soc. v.31,n.113, p.1337-1354. Campinas, 2010.

INEP. Notas Estatísticas: Censo Escolar da Educação Básica 2022. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_escolar_2022.pdf. Acesso em: fevereiro de 2024.

JARDILINO, J. R. L.; OLIVERI, A. M. R.; SAMPAIO, A. M. M. Formação de professores e profissão docente: o estado do conhecimento da pesquisa em formação na Região dos Inconfidentes – MG. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 17, p.10-26 jan/dez 2020. DOI: 10.5747/ch.2020.v17.h466. Disponível em: http://journal.unoeste.br/index.php/ch. Acesso em: fevereiro de 2021.

JARDILINO, J. R. L.; SAMPAIO, A. M. M. Desenvolvimento profissional docente: reflexões sobre política pública de formação de professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 10, p. 180-194, jan./abr. 2019. Disponível em: <http://seer.uece.br/redufor>. Acesso em: fevereiro de 2021.

______________. O desenvolvimento profissional docente e a expansão e estratificação do sistema educacional brasileiro. Educação. Santa Maria, v. 45, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao>. Acesso em: fevereiro de 2021.

MÉSZÁROS, I. Educação para além do capital. São Paulo. Boitempo editorial.2008.

Downloads

Publicado

14/10/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 42
  • pdf downloads: 52

Como Citar

JOSÉ DIAS PEREIRA, R.; RUBENS LIMA JARDILINO, J. As políticas de formação de professores sob os efeitos do modelo gerencial: consequências e visão prospectiva: Teacher training policies under the effects of the managerial model: consequences and prospective view . Revista Cocar, [S. l.], n. 28, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9164. Acesso em: 21 nov. 2024.