Aproximações entre as categorias da Educação Popular Freireana e da Educação do Bem Viver Indígena

Approximations between the categories of Freirean Popular Education and Indigenous Good Living Education

Autores

Palavras-chave:

Educação Popular Freireana, Educação do Bem Viver Indígena, Categorias

Resumo

Esta produção origina-se de trânsitos reflexivos subjetivos, sendo simultaneamente apoiada em inspirações coletivas: parte tecidas a partir dos encontros formativos do projeto “Bem viver: diversidade sociocultural, saúde e práticas educativas na Amazônia”, do Programa de Pós-Graduação em Educação/UEPA e, igualmente impulsionada pelas provocações do componente curricular “Leituras Freireanas sobre Educação”. O estudo apresenta o seguinte problema: Quais possíveis aproximações entre as categorias da Educação Popular Freireana e as da Educação do Bem Viver Indígena? Tendo como objetivo compreender as prováveis convergências entre as categorias. Para além de uma norma teórico-metodológica o artigo sinaliza uma atitude militante, buscando provocar reflexões para o exercício de uma formação pluriversal forjada nas escolas, universidades, nos movimentos sociais e na cotidianidade.

Palavras-chave: Educação Popular Freireana; Educação do Bem Viver Indígena; Categorias.

 

Abstract

This production originates from subjective reflexive transits, being simultaneously supported by collective inspirations: partly woven from the formative meetings of the project “Well Living: sociocultural diversity, health and educational practices in the Amazon”, from the Postgraduate Program in Education/ UEPA and, equally driven by the provocations of the curricular component “Freirean Readings on Education”. The study presents the following problem: What are possible approaches between the categories of Freirean Popular Education and those of Indigenous Good Living Education? Aiming to understand the likely convergences between the categories. In addition to a theoretical-methodological norm, the article signals a militant attitude, seeking to provoke reflections on the exercise of a pluriversal training forged in schools, universities, social movements and everyday life.

Keywords: Freirean Popular Education; Indigenous Good Living Education; Categories.

 

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Biografia do Autor

Lyandra Lareza da Silva Matos, Universidade do Estado do Pará

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará; Pesquisadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire/UEPA e Bolsista CAPES (PDPG-AmazôniaLegal). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0852-5579. E-mail: lyandramatos.uepa@gmail.com

Tânia Regina Lobato dos Santos, Universidade do Estado do Pará

Professora Titular da Universidade do Estado do Pará do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGED. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2227-2739. E-mail: tania02lobato@gmail.com

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Professora Titular da Universidade do Estado do Pará do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGED e Bolsista produtividade do CNPq2. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3458-584X . E-mail: nildeapoluceno@uol.com.br.

 

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Publicado

07/12/2024
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Como Citar

MATOS, L. L. da S.; SANTOS, T. R. L. dos; OLIVEIRA, I. A. de. Aproximações entre as categorias da Educação Popular Freireana e da Educação do Bem Viver Indígena: Approximations between the categories of Freirean Popular Education and Indigenous Good Living Education. Revista Cocar, [S. l.], n. 30, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8720. Acesso em: 18 dez. 2024.

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