Aproximações entre as categorias da Educação Popular Freireana e da Educação do Bem Viver Indígena
Approximations between the categories of Freirean Popular Education and Indigenous Good Living Education
Palavras-chave:
Educação Popular Freireana, Educação do Bem Viver Indígena, CategoriasResumo
Esta produção origina-se de trânsitos reflexivos subjetivos, sendo simultaneamente apoiada em inspirações coletivas: parte tecidas a partir dos encontros formativos do projeto “Bem viver: diversidade sociocultural, saúde e práticas educativas na Amazônia”, do Programa de Pós-Graduação em Educação/UEPA e, igualmente impulsionada pelas provocações do componente curricular “Leituras Freireanas sobre Educação”. O estudo apresenta o seguinte problema: Quais possíveis aproximações entre as categorias da Educação Popular Freireana e as da Educação do Bem Viver Indígena? Tendo como objetivo compreender as prováveis convergências entre as categorias. Para além de uma norma teórico-metodológica o artigo sinaliza uma atitude militante, buscando provocar reflexões para o exercício de uma formação pluriversal forjada nas escolas, universidades, nos movimentos sociais e na cotidianidade.
Palavras-chave: Educação Popular Freireana; Educação do Bem Viver Indígena; Categorias.
Abstract
This production originates from subjective reflexive transits, being simultaneously supported by collective inspirations: partly woven from the formative meetings of the project “Well Living: sociocultural diversity, health and educational practices in the Amazon”, from the Postgraduate Program in Education/ UEPA and, equally driven by the provocations of the curricular component “Freirean Readings on Education”. The study presents the following problem: What are possible approaches between the categories of Freirean Popular Education and those of Indigenous Good Living Education? Aiming to understand the likely convergences between the categories. In addition to a theoretical-methodological norm, the article signals a militant attitude, seeking to provoke reflections on the exercise of a pluriversal training forged in schools, universities, social movements and everyday life.
Keywords: Freirean Popular Education; Indigenous Good Living Education; Categories.
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