Discutindo gênero na educação infantil - reflexões sobre práticas pedagógicas e formação de professores

Autores

  • Luciane Tavares dos Santos tavaressluciane@gmail.com
    Universidade do Estado do Pará
  • Tânia Regina Lobato dos Santos tanialobato@superig.com.br
    UEPA

Resumo

Neste artigo, discute-se o lugar do gênero nas práticas pedagógicas e formação de professores de educação infantil. Classifica-se como um estudo qualitativo de abordagem sócio-histórica, que tem como referencial teórico os estudos de gênero, foucaultianos, da Sociologia da Infância, além de conceitos de Bourdieu e Passeron (2009). Desenvolvido como pesquisa de campo, teve os dados produzidos a partir de observações, diário de campo, entrevistas narrativas e questionários, e análise feita com base no conceito de interdiscursividade da Análise do Discurso Francesa (ORLANDI, 1999). Os resultados revelam, além da ausência de aporte teórico das docentes para tratar de questões ligadas ao gênero, problemas de diálogo entre professores de educação infantil e as famílias para decidir como agir frente às questões de gênero, revelando um predomínio da visão adultocêntrica sobre as crianças.

Palavras-chave: Educação infantil. Gênero. Formação de professores e práticas pedagógicas.

Discussing gender on early childhood education - thoughts on pedagogical practices and teacher’s training program

This study discusses gender on pedagogical practices and teacher training programs for Early Childhood Teachers. It is designed as a qualitative study, of a socio-historical approach, based on gender studies, Foucault’s ideas, sociology of childhood, as well as concepts by Bourdieu and Passeron (2009). Developed as a field research, it has its data collected from observations, field diary, narrative interviews and questionnaires, and its analysis made based on interdiscursivity, which is a concept from French Discourse Analysis (ORLANDI, 1999). The results showed that training programs for Early Childhood teachers do not address gender issues in education. In addition, it points out relationship problems between teachers and families on how to act with "gender issues" in school, showing the prevalence of the adults’ perspective over children’s.

Keywords: Early Childhood Education. Gender. Teacher’s training and pedagogical practices.


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Publicado

11/02/2017
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Como Citar

SANTOS, L. T. dos; SANTOS, T. R. L. dos. Discutindo gênero na educação infantil - reflexões sobre práticas pedagógicas e formação de professores. Revista Cocar, [S. l.], n. 2, p. 138–163, 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1003. Acesso em: 7 dez. 2024.