Educação Escolar Indígena: histórico de uma conquista

Educación Escolar Indígena: historia de una conquista

Autores

Palavras-chave:

Educação Escolar Indígena. Direito. Conquista.

Resumo

Neste artigo examinamos a conquista do direito à educação escolar indígena diferenciada, intercultural e bilíngue garantido pela Constituição brasileira de 1988 no contexto latino-americano de revisão da Convenção 107/OIT que culminou com a sua substituição pela Convenção 169. O trabalho resultou de pesquisas bibliográficas e documental cujos dados nos levaram a concluir que a partir da Constituição de 1988 houve avanços nas normatizações infraconstitucionais regulamentando essa educação na direção do atendimento às demandas indígenas ao tempo em que revigorou as organizações indígenas que passaram a ter na luta pela efetivação do direito à educação diferenciada um propulsor para as novas articulações e conquistas.

Palavras-chave: Educação Escolar Indígena; Direitos Humanos; Política Educacional.

 

Resumen

En este artículo examinamos la realización del derecho a la educación escolar indígena diferenciada, intercultural y bilingüe garantizado por la Constitución brasileña de 1988 en el contexto latinoamericano de revisión del Convenio 107/OIT que culminó con su sustitución por el Convenio 169. El trabajo resultó a partir de investigaciones bibliográficas y documentales cuyos datos nos llevaron a concluir que a partir de la Constitución de 1988 hubo avances en las normas infraconstitucionales que regulan esta educación en la dirección de atender las demandas indígenas y al mismo tiempo revitalizar las organizaciones indígenas que comenzaron a tener en la lucha por la realización del derecho a la educación diferenciada un propulsor de nuevas articulaciones y logros.

Palabras-clave: Educación Escolar Indígena; Derechos humanos; Política educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Cesar Lopes Rodrigues, UFOPAPPGE/UFOPAPPGEEI/UEPA-UFOPA-UFPA-UNIFESSPA

Professor Associado no Programa de Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Doutor em Educação na área de concentração "Filosofia e História da Educação" da Faculdade de Educação da /UNICAMP. Mestre em Filosofia na área de concentração Filosofia da Mente, Epistemologia e Lógica" do Programa de Pós-graduação da UNESP-Marília. Licenciado em Filosofia na Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP-Marília. Lider do Grupo de Pesquisa CNPq/UFOPA "Indigenismo, Sociedades e Educação na Amazônia – ISSEAM". E-mail: gilbertocesar@gmail.com.  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3960-5440

Referências

ARAUJO, Ana Valéria; LEITÃO, Sergio. “Direitos Indígenas: Avanços e Impasses pós-1988”. In: SOUZA LIMA, Antonio Carlos de; BARROSO-HOFFMANN, Maria (orgs.). Além da Tutela – bases para uma nova política indigenista III. Rio de Janeiro: Contra Capa/LACED, 2002.

BANIWA, Gersem. A conquista da cidadania Indígena e o fantasma da tutela no Brasil contemporâneo. In: RAMOS, Alcida Rita (Org.). Constituições Nacionais e Povos Indígenas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. p.206-27.

BITTENCOURT, Libertad B. O movimento indígena organizado na América Latina – a luta para superar a exclusão. Salvador: Anais eletrônicos do IV Encontro da ANPHLAC, 2000. Disponível em http://anphlac.fflch.usp.br/sites/anphlac.fflch.usp.br/files/libertad_bittencourt.pdf. Acessado em 02/07/2014. Acessado em 02/07/2023.

CARNEIRO, Manuela da C. Os Direitos do Índio: Ensaios e documentos. São Paulo: Brasiliense, 1987.

DUPRAT, Deborah. O Estado pluriétnico. In: SOUZA LIMA, Antonio Carlos de; BARROSO-HOFFMANN, Maria (orgs.). Além da Tutela – bases para uma nova política indigenista III. Rio de Janeiro: Contra Capa/LACED, 2002, p.41-47.

FAJARDO, Raquel Yrigoyen. Aos 20 anos do Convênio 169 da OIT: Balanço e desafios da implementação dos direitos dos Povos Indígenas na América Latina. In. VERDUM, Ricardo (Org.). Povos Indígenas: Constituições e Reformas Políticas na América Latina. Brasília: Instituto de Estudos Socioeconômicos, 2009. p.9-62.

FELIX, Claudio. Entre Conflitos e Convívios: aspectos das políticas de Educação Escolar Indígena no Brasil. Campinas: Revista HISTEDBR on-line. N.30, p.98-118, 2008. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/30/art07_30.pdf. Acessado em 08/07/2023.

GRUPIONI, Luis Donisete. Olhar longe, porque o futuro é longe: Cultura, escola e professores indígenas no Brasil. Tese de Doutorado. São Paulo: USP, 2008.

MOONEN, Frans. O movimento Indígena no Brasil: mito ou realidade?. (In) Cadernos Paraibanos de Antropologia. Joao Pessoa: n.1, Revista da Universidade Federal da Paraiba, p.25-41, 1985.

OIT. Convenção sobre os Povos Indígenas e Tribais. Genebra: Organização Internacional do Trabalho, 1989. Disponível em: http://www.oit.org.br/node/513. Acessado em 10/07/2023.

___ . Convenção sobre os Povos Indígenas e Tribais. Genebra: Organização Internacional do Trabalho, 1957. Disponível em: http://www.oit.org.br/node/513. Acessado em 10/07/2023.

Educação Escolar Indígena: histórico de uma conquista

Revista Cocar V.00. N.00/ano p. https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar

RODRIGUES, Gilberto C. Lopes. A normatização da educação escolar indígena de Santarém à luz da legislação do estado do Pará e do Brasil. Belém-PA: Revista Cocar 2019. Disponível em https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3162. Acessado em 10 de fevereiro de 2024.

SERRA, Olympio. Atas Indigenistas. Brasília: Secretaria do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional/Fundação Nacional Pró-Memória, 1988.

SOUZA FILHO, Carlos Frederico Marés de. O renascer dos povos indígenas para o Direito. Curitiba: Juruá Editora, 1999.

URQUIDE, Vivian; TEIXEIRA, Vanessa; LANA, Eliana. Questão Indígena na América Latina: Direito Internacional, Novo Constitucionalismo e Organizações dos Movimentos Indígenas. São Paulo: Cadernos PROLAM/USP, 2008. Ano VII, v. II, p.199-222.

VERDUM, Ricardo. Povos Indígenas no Brasil: o desfio da autonomia. (In) Povos Indígenas: Constituições e Reformas Políticas na América Latina. VERDUM, Ricardo (Org.). Brasília: Instituto de Estudos Socioeconômicos, 2009, p.91-111.

Downloads

Publicado

25/08/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 22
  • pdf downloads: 13

Como Citar

RODRIGUES, G. C. L. Educação Escolar Indígena: histórico de uma conquista: Educación Escolar Indígena: historia de una conquista. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8567. Acesso em: 1 set. 2024.