A discussão da Educação Especial no estágio de cursos de licenciatura em Ciências Da Natureza

The discussion of Special Education in the stage of licensing courses in Nature Sciences

Autores

Palavras-chave:

Formação Inicial, Educação Especial, Estágio

Resumo

O aluno público alvo da educação especial possui direito de acesso/permanência na Educação básica. Mas é precária a qualificação dos professores sobre a temática. Este trabalho visa relatar como ocorre o contato e a formação de licenciandos dos cursos de ciências da natureza com a educação especial por meio do estágio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, envolvendo licenciandos de cursos de ciências da natureza. Observamos que a maioria dos licenciandos teve contato com os alunos durante sua vivência no estágio, mas não os incluíram em sua regência. Portanto, é urgente a obrigatoriedade da discussão sobre a educação especial nos cursos de formação de professores por meio de disciplinas específicas que discutam a temática, e ainda, que essa discussão seja comtemplada na disciplina de estágio, sendo esse o principal momento de contato desses sujeitos com a realidade escolar.

Palavras-Chave: Formação inicial; Educação Especial; Estágio.

 

 

Abstract

The target student of special education has the right to access/permanence in basic education. However, the teachers' qualification on the theme is precarious. This paper aims to report how the contact and training of undergraduate students of natural sciences courses with special education occurs, through the internship. This is a qualitative research, involving undergraduate students of natural sciences courses. We observed that most undergraduates had contact with students during their internship experience, but that they did not include students in their regency. Therefore, it is urgent that the discussion of special education in teacher education courses be made compulsory through specific courses that discuss the theme, and that this discussion be contemplated in the internship course, which is the main moment of contact between these subjects and school reality.

Keywords: Initial Training; Special Education; Internship.

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Biografia do Autor

Fernanda Welter Adams, Secretária Municipal de Educação

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Ensino História e Filosofia da Ciência da Universidade Federal da Bahia. Mestre em Educação, Licenciada em Química e Pedagogia. Tem experiência na área de formação de professores de Química, Educação Especial, Políticas de Formação e Políticas Curriculares, Reformas Curriculares como a Base Nacional Comum Curricular. E-mail: adamswfernanda@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4935-5198.

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Publicado

29/10/2023
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Como Citar

ADAMS, F. W. A discussão da Educação Especial no estágio de cursos de licenciatura em Ciências Da Natureza: The discussion of Special Education in the stage of licensing courses in Nature Sciences . Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7305. Acesso em: 25 jul. 2024.