A Experiência de Coordenadores de Cursos de Ciências da Natureza com Alunos PAEE

The experience of coordinators of nature science courses with PAEE

Autores

  • Fernanda Welter Adams Secretária Municipal de Educação

Resumo

A educação especial é uma modalidade de educação que perpassa todos os níveis de ensino, desde a educação infantil até o ensino superior, sendo uma garantia legal. O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado que buscou investigar como vem ocorrendo a formação inicial de professores de ciência da natureza no Estado de Goiás e tem como objetivo as experiências de coordenadores de cursos de ciências da natureza (ciências biológicas, física e química) com alunos público alvo da educação especial no Ensino Superior. Por meio da análise das falas dos coordenadores foi possível observar que a maioria teve contato com esses alunos, mas não teve oportunidade de vivenciar uma formação que discutisse como se dá o desenvolvimento destes alunos. Dados estes que nos permite ver a necessidade de que os professores formadores em exercícios de docência tenham acesso a formação continuada que discuta a temática da Educação Especial e suas especificidades.

Palavras-chave:  Ensino Superior; Educação Especial; Coordenador.

 

 

 

Abstract

Special education is a type of education that cuts across all levels of education, from early childhood education to higher education, being a legal guarantee. the present work is an excerpt from a master's research that sought to investigate how the initial training of nature science teachers has been occurring in the state of goiás and aims at the experiences of coordinators of natural science courses (biological sciences, physics and chemistry) with students targeting special education in higher education. through the analysis of the coordinators' speeches, it was possible to observe that the majority had contact with these students, but did not have the opportunity to experience training that discussed how these students develop. these data allow us to see the need for teacher educators in teaching exercises to have access to continuing education that discusses the theme of special education and its specificities.

Keywords: University education; Special education; Coordinator.

 

 

 

Biografia do Autor

Fernanda Welter Adams, Secretária Municipal de Educação

utora Presencial do Curso de Formação Pedagógica do Instituto Federal Goiás. Foi Supervisora Voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) vinculado ao Instituto Federal Goiano de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano/Campus Morrinhos com vigência 01/08/2018 a 31/01/2019. Foi tutora Tutora a Distância - (Plataforma Moodle-UFG/CIAR) do "Curso de Aperfeiçoamento em Letramento para o Estudante com Deficiência?. Mestre em Educação (2018) pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão com pesquisa na linha Práticas Educativas, Políticas Educacionais e Inclusão sob orientação da Profª Dra. Dulcéria Tartuci. Atua no Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Práticas Educativas e Inclusão (Neppein) onde tem se dedicado a pesquisar sobre a Formação de Professores de Ciências da Natureza na perspectiva da educação especial e inclusão escolar. Especialista em " Metodologias do Ensino da Química" pela AVM Faculdade Integrada (2016) .Graduada Licenciatura em Química (2014)pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão , onde foi Bolsista PIBID e desenvolveu pesquisa na área de Ensino de Química, com ênfase em Jogos Didáticos e ensino CTS e licenciada em Pedagogia pelo Instituto Maximus (2019), onde desenvolveu pesquisa sobre o ensino de ciências na educação infantil.

E-mail: adamswfernanda@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4935-5198

Downloads

Publicado

01/05/2021

Edição

Seção

Artigos