A desvalorização e desprofissionalização docente: o olhar de coordenadores de cursos de licenciatura em Ciências da Natureza

The devaluation and deprofessionalization of teachers: the view of coordinators of degree courses in Natural Sciences

Autores

  • Fernanda Welter Adams Secretária Municipal de Educação

Resumo

O professor, contribuiu com o processo de ensino/aprendizagem de qualidade, devendo então ser um profissional valorizado. Mas, a realidade mostra que a profissão é marcada pelos baixos salários e condições precárias de trabalho. Assim, objetiva-se, analisar a visão de coordenadores de cursos de licenciatura em ciências da natureza (ciências biológicas, física e química) do Estado de Goiás, sobre a profissão docente. Para tanto, 9 coordenadores de 4 Instituições de Ensino Superior Públicas participaram de entrevistas semiestruturadas. Observou-se a concordância com a ideia de desvalorização do professor o que promove uma baixa atratividade pelos cursos de licenciatura, estes citam a necessidade de uma formação inicial e continuada de qualidade. Portanto, necessário o compromisso dos governantes, da sociedade civil, dos movimentos sociais e sindicais assegurando o reconhecimento da importância da profissão docente no país, para que assim essa venha a ser valorizada.

Palavras-chave: Profissão docente; Desvalorização; Desprofissionalização

 

Abstract

The teacher contributed to the quality teaching/learning process and should therefore be a valued professional. But reality shows that the profession is marked by low wages and precarious working conditions. Thus, the objective is to analyze the view of coordinators of degree courses in natural sciences (biological sciences, physics and chemistry) in the State of Goiás, on the teaching profession. To this end, 9 coordinators from 4 Public Higher Education Institutions participated in semi-structured interviews. It was observed the agreement with the idea of ​​devaluation of the teacher, which promotes a low attractiveness for the degree courses, they cite the need for a quality initial and continuous formation. Therefore, the commitment of governments, civil society, social movements and unions is necessary, ensuring the recognition of the importance of the teaching profession in the country, so that it will be valued.

Keywords: Teaching profession; Devaluation; Deprofessionalization

 

 

 

Biografia do Autor

Fernanda Welter Adams, Secretária Municipal de Educação

Doutorada em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Mestre em Educação, Especialista em Tecnologia Assitiva e Comunicação Alternativa e Licencaida em Química e Pedagogia. Atua como professora na Secretaria Municipal de Educação de Catalão. E-mail: adamswfernanda@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4935-5198

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Publicado

31/03/2022

Edição

Seção

Artigos