Educação inclusiva e atendimento educacional especializado: práticas, formação e perspectivas

Inclusive education and specialized educational services: practices, training and perspectives

Autores

Palavras-chave:

Apresentação

Resumo

Apresentação do Dossiê Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado: práticas, formação e perspectivas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carline Santos Borges, UFRRJ

Professora adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atua no Curso Licenciatura em Educação Especial. Doutora e mestra em Educação e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Estágio de doutoramento em Educação no exterior pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa/Portugal. Líder do Grupo de Pesquisa ‘Observatório em Educação Comparada, Inclusão e Direitos Sociais – ObECIDS’. E-mail: carlinesborges@ufrrj.br . Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3792-6021

Cleusa Inês Ziesmann, UFFS

É professora na Universidade Federal da Fronteira Sul /campus Cerro Largo/RS e professora permanente do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação (PPGPE) no Campus Erechim/RS. Doutora em Educação (PUCRS). Mestre em Educação nas Ciências (Unijuí). Líder do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial/Inclusiva - GEPEI da UFFS de Cerro Largo/RS. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Inclusiva, Atendimento Educacional Especializado - AEE, Libras e Educação de Surdos, Formação de professores na perspectiva da inclusão (inicial e continuada). E-mail: cleusa.ziesmann@uffs.edu.br . Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7114-5432

David Rodrigues, Conselho Nacional de Educação

Professor de Educação Especial, obteve o doutoramento na Universidade de Lisboa. Lecionou em universidades portuguesas e estrangeiras (Bélgica, Brasil e China) e cessou a sua carreira docente em 2015 como Professor Catedrático. Trabalhou em projetos internacionais para a UNESCO, UNICEF e Humanité & Inclusion sobre temáticas de Direitos Humanos e Inclusão Social e Educativa. É conferencista convidado em países da Europa, África, Ásia, América do Norte e do Sul. Publicou 32 livros e dezenas de artigos em revistas da especialidade. É fundador da ONG Pró-Inclusão, foi seu Presidente (2008-2020) e é diretor da Revista “Educação Inclusiva”. Recebeu em 2017 o “Prémio de Excelência de Liderança Internacional” pelo Council for Exceptional Children – DISES (EUA), em 2020 foi galardoado com a Medalha de Ouro dos Direitos Humanos pela Assembleia da República e em 2023 foi condecorado pelo Presidente da República como Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública. É membro, desde 2015, do Conselho Nacional de Educação. E-mail: dantonio.rodrigues@gmail.com . Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5832-5049

Referências

Não se aplica

Downloads

Publicado

16/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 771
  • pdf downloads: 512

Como Citar

BORGES, C. S.; ZIESMANN, C. I.; RODRIGUES, D. Educação inclusiva e atendimento educacional especializado: práticas, formação e perspectivas: Inclusive education and specialized educational services: practices, training and perspectives. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7667. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Apresentação

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.