Educação inclusiva e atendimento educacional especializado: práticas, formação e perspectivas

Inclusive education and specialized educational services: practices, training and perspectives

Autores

Palavras-chave:

Apresentação

Resumo

Apresentação do Dossiê Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado: práticas, formação e perspectivas

Downloads

Biografia do Autor

Carline Santos Borges, UFRRJ

Professora adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atua no Curso Licenciatura em Educação Especial. Doutora e mestra em Educação e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Estágio de doutoramento em Educação no exterior pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa/Portugal. Líder do Grupo de Pesquisa ‘Observatório em Educação Comparada, Inclusão e Direitos Sociais – ObECIDS’. E-mail: carlinesborges@ufrrj.br . Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3792-6021

Cleusa Inês Ziesmann, UFFS

É professora na Universidade Federal da Fronteira Sul /campus Cerro Largo/RS e professora permanente do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação (PPGPE) no Campus Erechim/RS. Doutora em Educação (PUCRS). Mestre em Educação nas Ciências (Unijuí). Líder do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial/Inclusiva - GEPEI da UFFS de Cerro Largo/RS. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Inclusiva, Atendimento Educacional Especializado - AEE, Libras e Educação de Surdos, Formação de professores na perspectiva da inclusão (inicial e continuada). E-mail: cleusa.ziesmann@uffs.edu.br . Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7114-5432

David Rodrigues, Conselho Nacional de Educação

Professor de Educação Especial, obteve o doutoramento na Universidade de Lisboa. Lecionou em universidades portuguesas e estrangeiras (Bélgica, Brasil e China) e cessou a sua carreira docente em 2015 como Professor Catedrático. Trabalhou em projetos internacionais para a UNESCO, UNICEF e Humanité & Inclusion sobre temáticas de Direitos Humanos e Inclusão Social e Educativa. É conferencista convidado em países da Europa, África, Ásia, América do Norte e do Sul. Publicou 32 livros e dezenas de artigos em revistas da especialidade. É fundador da ONG Pró-Inclusão, foi seu Presidente (2008-2020) e é diretor da Revista “Educação Inclusiva”. Recebeu em 2017 o “Prémio de Excelência de Liderança Internacional” pelo Council for Exceptional Children – DISES (EUA), em 2020 foi galardoado com a Medalha de Ouro dos Direitos Humanos pela Assembleia da República e em 2023 foi condecorado pelo Presidente da República como Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública. É membro, desde 2015, do Conselho Nacional de Educação. E-mail: dantonio.rodrigues@gmail.com . Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5832-5049

Referências

Não se aplica

Downloads

Publicado

16/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 1122
  • pdf downloads: 664

Como Citar

BORGES, C. S.; ZIESMANN, C. I.; RODRIGUES, D. Educação inclusiva e atendimento educacional especializado: práticas, formação e perspectivas: Inclusive education and specialized educational services: practices, training and perspectives. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7667. Acesso em: 24 abr. 2025.

Edição

Seção

Apresentação

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.