A discussão da educação especial nas disciplinas de núcleos pedagógicos nos cursos de ciências da natureza

Autores

  • Fernanda Welter Adams adamswfernanda@gmail.com
    Secretária Municipal de Educação

Resumo

E educação especial é uma garantia legal, o professor é um dos responsáveis por assegurar o processo de ensino/aprendizagem destes alunos. Assim, busca-se discutir a presença dessa temática em cursos de graduação em ciências da natureza a partir de sua inserção em disciplinas de núcleo pedagógico, como psicologia da educação, didáticas, etc. Essa pesquisa foi realizada com licenciandos de quatro Instituições de Ensino Superior no Estado de Goiás. Para construção de dados utilizamos questionários e entrevistas. Foi possível observar a presença da discussão sobre a educação especial nas disciplinas de núcleo pedagógico dos cursos investigados, mas observamos que a mesma restringia-se a um caráter de sensibilização. Sendo assim, acreditamos ser fundamental a formulação de uma resolução que garanta a obrigatoriedade da discussão sobre esse tema na formação inicial de professores.

Abstract

And special education is a legal guarantee, the teacher is one of those responsible for ensuring the teaching / learning process of these students. Thus, we seek to discuss the presence of this theme in undergraduate courses in natural sciences from its insertion in core pedagogical disciplines, such as educational psychology, didactics, etc. This research was carried out with graduates from 4 Higher Education Institutions in the State of Goiás. To build the data, questionnaires and interviews were used. One can observe the lack of discussion of special education in the pedagogical core disciplines of the investigated courses, the few undergraduates who experienced it, had it at the initiative of the teacher teacher. Therefore, it is believed that the formulation of a resolution that guarantees the mandatory discussion of this topic in the initial training of teachers is essential.

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Biografia do Autor

Fernanda Welter Adams, Secretária Municipal de Educação

utora Presencial do Curso de Formação Pedagógica do Instituto Federal Goiás. Foi Supervisora Voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) vinculado ao Instituto Federal Goiano de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano/Campus Morrinhos com vigência 01/08/2018 a 31/01/2019. Foi tutora Tutora a Distância - (Plataforma Moodle-UFG/CIAR) do "Curso de Aperfeiçoamento em Letramento para o Estudante com Deficiência?. Mestre em Educação (2018) pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão com pesquisa na linha Práticas Educativas, Políticas Educacionais e Inclusão sob orientação da Profª Dra. Dulcéria Tartuci. Atua no Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Práticas Educativas e Inclusão (Neppein) onde tem se dedicado a pesquisar sobre a Formação de Professores de Ciências da Natureza na perspectiva da educação especial e inclusão escolar. Especialista em " Metodologias do Ensino da Química" pela AVM Faculdade Integrada (2016) .Graduada Licenciatura em Química (2014)pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão , onde foi Bolsista PIBID e desenvolveu pesquisa na área de Ensino de Química, com ênfase em Jogos Didáticos e ensino CTS e licenciada em Pedagogia pelo Instituto Maximus (2019), onde desenvolveu pesquisa sobre o ensino de ciências na educação infantil.

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Publicado

01/09/2020
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Como Citar

ADAMS, F. W. A discussão da educação especial nas disciplinas de núcleos pedagógicos nos cursos de ciências da natureza. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3383. Acesso em: 9 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos