A discussão da educação especial nas disciplinas de núcleos pedagógicos nos cursos de ciências da natureza
Resumo
E educação especial é uma garantia legal, o professor é um dos responsáveis por assegurar o processo de ensino/aprendizagem destes alunos. Assim, busca-se discutir a presença dessa temática em cursos de graduação em ciências da natureza a partir de sua inserção em disciplinas de núcleo pedagógico, como psicologia da educação, didáticas, etc. Essa pesquisa foi realizada com licenciandos de quatro Instituições de Ensino Superior no Estado de Goiás. Para construção de dados utilizamos questionários e entrevistas. Foi possível observar a presença da discussão sobre a educação especial nas disciplinas de núcleo pedagógico dos cursos investigados, mas observamos que a mesma restringia-se a um caráter de sensibilização. Sendo assim, acreditamos ser fundamental a formulação de uma resolução que garanta a obrigatoriedade da discussão sobre esse tema na formação inicial de professores.
Abstract
And special education is a legal guarantee, the teacher is one of those responsible for ensuring the teaching / learning process of these students. Thus, we seek to discuss the presence of this theme in undergraduate courses in natural sciences from its insertion in core pedagogical disciplines, such as educational psychology, didactics, etc. This research was carried out with graduates from 4 Higher Education Institutions in the State of Goiás. To build the data, questionnaires and interviews were used. One can observe the lack of discussion of special education in the pedagogical core disciplines of the investigated courses, the few undergraduates who experienced it, had it at the initiative of the teacher teacher. Therefore, it is believed that the formulation of a resolution that guarantees the mandatory discussion of this topic in the initial training of teachers is essential.
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