Corpos em dissidência — quem ensina aos mortos a arte de ler?

Dissident bodies – who teaches the dead the art of reading?

Authors

Keywords:

Gênero e sexualidade, Corpo, Currículo

Abstract

Esse ensaio aborda os não-sabimentos do corpo a partir das dissidências de gênero e sexualidade, mas também das dissidências com as leituras e escritas. Aqui são convocados os corpos que ainda não morreram e que de algum modo evadem às escolas para voltarem a ela e contar outros causos. A letra é já e sempre a colonização sobre o corpo, uma imposição demasiado eurocêntrica, demasiado branca, demasiado masculina. Como dar a escrever com esses outros corpos que escapam ao cistemagenerificado e à heterossexualidade compulsória? Para tanto, foi criado uma personagem que escreve cartas às escolas por onde passou. Poderia reivindicar o ódio, tomar o preconceito sofrido para base de ações judiciais. Opta, entretanto, por viver e fazer falar esse corpo que viveu e tem muito ainda a contar. Porque, no fim, apenas os vivos aprendem a ler e apenas eles podem fazer da escrita uma arte vivente.

Palavras-chave: Gênero e sexualidade; Corpo; Currículo.

 

Resumo

This essay approaches non-knowledge of the body from disagreement with gender and sexuality, but also in disagreement with reading and writing. Here, the bodies that have not yet died and that somehow escape from schools are summoned to return there and tell other stories. Letters are still and always will be a form of colonization of the body, an imposition that is too Eurocentric, too white, too masculine. How can we write with these other bodies that escape the gendered cystem and compulsory heterosexuality? To this end, a character was created who writes letters to the schools they visited. She could claim hatred, take the prejudice suffered as the basis of legal actions. Choose, however, to live and make this body speak that has lived and still has a lot to tell. Because, in the end, only the living learn to read and only they can make writing a living art.

Palavras-chave: Gender and sexuality; Body.; Curriculum.

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Author Biographies

Steferson Zanoni Roseiro, Secretaria Municipal de Educação em Cariacica-Espírito Santo.

Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação. Professor da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação em Cariacica-Espírito Santo. Email: zanoniroseiro@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1424-2281

 

Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves, Universidade Federal do Espírito Santo

Pedagogo, Mestre em Educação e Doutorando em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor do Instituto Federal do Espírito Santo. Email: nahunthiaghor@gmail.com. Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-5684-0880

 

Alexsandro Rodrigues, UFES

Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação. Professor no Centro de Educação, na Disciplina Currículo da Educação Básica e no Programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional. Email: xela_alex@bol.com.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5998-4978

 

 

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Published

16/07/2025

How to Cite

ZANONI ROSEIRO, S.; LIPPAUS PIRES GONÇALVES, N. T.; RODRIGUES, A. Corpos em dissidência — quem ensina aos mortos a arte de ler? Dissident bodies – who teaches the dead the art of reading?. Revista Cocar, [S. l.], n. 36, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10572. Acesso em: 17 dec. 2025.