A capoeira nos cursos de Educação Física: gingas de resistência

Capoeira en cours d'éducation physique: mouvements de resistance

Autores

Resumo

O estudo buscou investigar como a capoeira vem sendo tratada nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de Licenciatura em Educação Física nas universidades federais brasileiras. Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa e documental, realizada por meio da análise de PPCs. De um total de 43 PPCs analisados, identificamos que o termo “capoeira” aparece em diversas seções dos documentos, como: componentes curriculares diversos (24), infraestrutura (2), políticas de inclusão e acessibilidade (1), requisitos legais (1), proposta conceitual (1), estrutura curricular (1), justificativa (1) e eixo temático (1). Embora a capoeira seja mencionada em 32 PPCs, a aparição do termo adensa-se em 19 disciplinas específicas. Dessa forma, reafirmamos a urgência dessa manifestação cultural ser inserida de forma interdisciplinar em todos os currículos da Educação Física no Brasil.

Palavras-chave: Formação Inicial; Currículo; Educação Física.

Résumé

L'étude visait à examiner comment la capoeira a été traitée dans les projets pédagogiques des cours diplômants (PPC) en éducation physique des universités fédérales brésiliennes. Il s’agit d’une recherche exploratoire, qualitative et documentaire, réalisée à travers l’analyse des PPC. Sur un total de 43 PPC analysés, nous avons identifié que le terme « capoeira » apparaît dans plusieurs sections des documents, telles que: diverses composantes curriculaires (24), infrastructures (2), politiques d'inclusion et d'accessibilité (1), exigences légales (1), proposition conceptuelle (1), structure curriculaire (1), justification (1) et axe thématique (1). Bien que la capoeira soit mentionnée dans 32 PPC, l'apparition du terme se concentre dans 19 disciplines spécifiques. De cette manière, nous réaffirmons l'urgence d'insérer cette manifestation culturelle de manière interdisciplinaire dans tous les programmes d'éducation physique au Brésil.

Mots-clés: Formation initiale; Programme d'études; Éducation physique.

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Biografia do Autor

Abia Lima de França, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Pós-doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Licenciada em Educação Física pela UFBA. Professora efetiva na Faculdade de Educação da UFBA. Vice-líder dos grupos de pesquisa Corpo, Diferença e Educação Física (CODEF/UFG) e Mídia/Memória, Educação e Lazer (MEL/UFBA).

Vitor Hugo Marani, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutor e Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com estágio sanduíche na Universidade de Maryland (EUA). Líder do Grupo de Pesquisa Corpo, Diferença e Educação Física (CODEF), coordenador do Grupo de Trabalho Temático Gênero e Sexualidade do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte e editor da seção Sociocultural do Journal of Physical Education (DEF/UEM). Atua como docente no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG).

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Publicado

19/08/2025

Como Citar

FRANÇA, A. L. de; MARANI, V. H. A capoeira nos cursos de Educação Física: gingas de resistência: Capoeira en cours d’éducation physique: mouvements de resistance. Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10051. Acesso em: 8 dez. 2025.