Sequência Didática sobre o vídeo Comparando Bonecas do MathLibras: a conversa inicial com crianças da Educação Infantil

Didactic Sequence on the video Comparing Dolls from MathLibras: the initial conversation with Early Childhood Education children

Autores

Resumo

O artigo tem como objetivo descrever e analisar a conversa inicial com crianças da Educação Infantil sobre o vídeo Comparando Bonecas, vinculado ao Projeto MathLibras. Este tem como foco a produção de vídeos em Libras para o ensino de Matemática para crianças surdas da Educação Infantil e Ensino Fundamental. A metodologia, de abordagem qualitativa e caracterizada como um experimento de ensino, parte da aplicação de uma sequência didática organizada a partir do vídeo, em uma turma do Pré, da Escola Alfredo Dub. Foram realizados dois encontros, e os dados produzidos e coletados a partir de filmagem, produção das crianças e diário da pesquisadora. Como resultados, percebe-se a importância de momentos de interação e diálogo entre as crianças, de forma a construírem seus conhecimentos matemáticos. Destaca-se, ainda, a importância de materiais produzidos em Libras para o ensino da Matemática.     

Palavras-chave: Educação Matemática; Língua Brasileira de Sinais; Videoaula.

 

Abstract

The article aims to describe and analyze the initial conversation with Early Childhood Education children about the video Comparando Bonecas, linked to the MathLibras Project. This focuses on producing videos in Libras for teaching Mathematics to deaf children in Early Childhood Education and Elementary School. The methodology, with a qualitative approach and characterized as a teaching experiment, starts from the application of a didactic sequence organized from the video, in a Preschool class, at Escola Alfredo Dub. Two meetings were held, and data was produced and collected from filming, children's productions and the researcher's diary. As a result, we can see the importance of moments of interaction and dialogue between children, in order to build their mathematical knowledge. The importance of materials produced in Libras for teaching Mathematics is also highlighted.

Palavras-chave: Mathematical Education; Brazilian Sign Language; Video Class.

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Biografia do Autor

Thaís Philipsen Grützmann, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Matemática e Linguagem; em Educação – ênfase na Educação de Surdos; e em Serviço de Atendimento Educacional Especializado, ambas pela UFPel. Licenciada em Matemática pela UFPel. Entre 2024-2025, realiza estágio Pós-Doutoral em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM/UEPG). Acadêmica do curso de Letras-Libras e Literatura Surda pela UFPel. Professora Associada da UFPel. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT/UFPel). Integrante do Grupo de Pesquisa “GEEMAI – Grupo de Estudo em Educação Matemática com ênfase nos Anos Iniciais”. Membro do GT13 da SBEM. Coordenadora do Projeto MathLibras (Site: https://wp.ufpel.edu.br/mathlibras e Canal: https://www.youtube.com/@mathlibras6223).   

João Carlos Pereira de Moraes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, campus Curitiba. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC), Licenciado em Matemática (UENP) e Pedagogia (UEM). Atualmente é líder do grupo EduTec.Utf: Grupo de Pesquisa em Práticas e Políticas Educacionais na perspectiva da Educação Tecnológica e vice-líder do Grupo de Docências, Formação e Educação Matemática - GDFEM. Além disso, realizou estágio Pós-Doutoral em Educação (PPGE/UEPG). Participa como membro do GT01 e da Comissão Nacional Editorial da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. Atualmente, ainda, é Editor-Chefe da Revista Transmutare e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET/UTFPR), aprovado pela CAPES em 2024. Além do PPGET, atua como professor nos Programas de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) e em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT).

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Publicado

19/08/2025

Como Citar

PHILIPSEN GRÜTZMANN, T.; MORAES, J. C. P. de. Sequência Didática sobre o vídeo Comparando Bonecas do MathLibras: a conversa inicial com crianças da Educação Infantil : Didactic Sequence on the video Comparing Dolls from MathLibras: the initial conversation with Early Childhood Education children. Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9923. Acesso em: 14 dez. 2025.

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