Sequência Didática sobre o vídeo Comparando Bonecas do MathLibras: a conversa inicial com crianças da Educação Infantil
Didactic Sequence on the video Comparing Dolls from MathLibras: the initial conversation with Early Childhood Education children
Resumo
O artigo tem como objetivo descrever e analisar a conversa inicial com crianças da Educação Infantil sobre o vídeo Comparando Bonecas, vinculado ao Projeto MathLibras. Este tem como foco a produção de vídeos em Libras para o ensino de Matemática para crianças surdas da Educação Infantil e Ensino Fundamental. A metodologia, de abordagem qualitativa e caracterizada como um experimento de ensino, parte da aplicação de uma sequência didática organizada a partir do vídeo, em uma turma do Pré, da Escola Alfredo Dub. Foram realizados dois encontros, e os dados produzidos e coletados a partir de filmagem, produção das crianças e diário da pesquisadora. Como resultados, percebe-se a importância de momentos de interação e diálogo entre as crianças, de forma a construírem seus conhecimentos matemáticos. Destaca-se, ainda, a importância de materiais produzidos em Libras para o ensino da Matemática.
Palavras-chave: Educação Matemática; Língua Brasileira de Sinais; Videoaula.
Abstract
The article aims to describe and analyze the initial conversation with Early Childhood Education children about the video Comparando Bonecas, linked to the MathLibras Project. This focuses on producing videos in Libras for teaching Mathematics to deaf children in Early Childhood Education and Elementary School. The methodology, with a qualitative approach and characterized as a teaching experiment, starts from the application of a didactic sequence organized from the video, in a Preschool class, at Escola Alfredo Dub. Two meetings were held, and data was produced and collected from filming, children's productions and the researcher's diary. As a result, we can see the importance of moments of interaction and dialogue between children, in order to build their mathematical knowledge. The importance of materials produced in Libras for teaching Mathematics is also highlighted.
Palavras-chave: Mathematical Education; Brazilian Sign Language; Video Class.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Geraldo Peçanha de. Neurociência e sequência didática para a educação infantil. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2015.
BORBA, Marcelo de Carvalho; ALMEIDA, Helber Rangel Formiga Leite de; GRACIAS, Telma Aparecida de Souza. Pesquisa em ensino e sala de aula: diferentes vozes em uma investigação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
BRASIL. Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Brasília, 2002. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 20 dez. 2024.
BRASIL. Decreto Nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, 2005. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm. Acesso em: 20 dez. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf. Acesso em: 4 jan. 2025.
BRASIL. Lei Nº 14.191, de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Brasília, 2021. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14191.htm. Acesso em: 20 dez. 2024.
BUENO, Rosenilda Rocha. Ensino de matemática para alunos surdos. Curitiba: Appris, 2021.
CUNHA, Aline Vieira da; MONTOITO, Rafael. Baú da vovó: processos mentais para a aprendizagem do conceito de número. Curitiba, PR: CRV, 2021.
FERRÉS, Joan. Vídeo e educação. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
GESSER, Audrei. Libras? Que língua é essa?: Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
GRÜTZMANN, Thaís Philipsen; LEBEDEFF, Tatiana Bolivar; GARCIA, Mônica Mendes; VIANA, Joseane Maciel. MathLibras na sala de aula do 3º ano do ensino fundamental e as primeiras percepções sobre três vídeos do projeto. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 4, p. 009–046, 2023a. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/63178. Acesso em: 8 jan. 2025.
GRUTZMANN, Thaís Philipsen; LEBEDEFF, Tatiana Bolivar; CAMPOS, Mayummi Aragão; LUZ, Helena Pinto da. MathLibras no parque de diversões: uma análise linguística, matemática e dos recursos audiovisuais. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 336–362, 2023b. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/59903. Acesso em: 15 jan. 2025.
GRÜTZMANN, Thaís Philipsen; LEBEDEFF, Tatiana Bolivar; SILVA, Ivana Gomes da; VIANA, Joseane Maciel; GARCIA, Mônica Mendes. Vamos comparar? Uma análise da gramática visual aplicada ao vídeo do MathLibras. In: NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius; BORGES, Fábio Alexandre (Orgs.). Surdez, inclusão e matemática – Volume 2. Curitiba: CRV, 2023c.
LEBEDEFF, Tatiana Bolivar. O povo do olho: uma discussão sobre a experiência visual e surdez. In: LEBEDEFF, Tatiana Bolivar (Org.). Letramento visual e surdez. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2017. p. 226-251.
LEBEDEFF, Tatiana Bolivar; GRUTZMANN, Thaís Philipsen. Visualidade na educação: reflexões sobre sua importância e possibilidades de uso em sala de aula. Educação Matemática em Revista-RS, v. 2, n. 22, p. 160-167, 2021. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2911. Acesso em: 4 jan. 2025.
LEBEDEFF, Tatiana Bolivar; GRUTZMANN, Thaís Philipsen. Ensino de matemática para surdos nos anos iniciais: estratégias bilíngues e visuais a partir da proposta do MathLibras. Revista Espaço, n. 61, jul-dez de 2024. p. 26-38. Disponível em: https://seer.ines.gov.br/index.php/revista-espaco/article/view/1854/1782. Acesso em: 04 jan. 2025.
LORENZATO, Sergio. Educação infantil e percepção matemática. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
MOURA, Maria Cecília de. Surdez e linguagem. In: LACERDA, Cristina Broglia F.; SANTOS, Lara Ferreira dos. (Orgs.). Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2014. Cap. 1, p. 13-26.
NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2023.
NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius. (Org.). Surdez, inclusão e matemática. Curitiba, PR: CRV, 2013.
NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius; BORGES, Fábio Alexandre. (Orgs.). Surdez, inclusão e matemática – volume II. Curitiba, PR: CRV, 2023.
QUADROS, Ronice Müller de. Libras. São Paulo: Parábola, 2019.
ROSADO, Luiz Alexandre da Silva, TAVEIRA, Cristiane Correia. Gramática Visual para os vídeos digitais em línguas de sinais (recurso eletrônico). Rio de Janeiro: INES, 2022.
SANTOS, Angela Nediane dos; PEREIRA, Karina Ávila; LEBEDEFF, Tatiana Bolivar. Novas tecnologias e suas contribuições para o registro e a divulgação das línguas de sinais: uma discussão sobre o projeto SpreadTheSign no Brasil. In: CORRÊA, Ygor; CRUZ, Carina Rebello (Orgs.). Língua brasileira de sinais e tecnologias digitais. Porto Alegre: Penso, 2019.
SCHMITT, Maria Adélia Bento; SILVA, Viviane Clotilde de. A construção do conceito de números a alfabetização matemática. Blumenau, SC: Edifurb, 2017.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Site. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/. Acesso em: 7 jan. 2025.
STEFFEN, Lindomar Lindolfo; IACONO, Jane Peruzo. Aquisição tardia da Libras e teoria histórico-cultural: a educação e a inclusão de surdos. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, p. 1-17, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5703. Acesso em: 4 jan. 2025.
VIANA, Flávia Roldan; BARRETO, Marcília Chagas. O ensino de matemática para alunos com surdez: desafios docentes, aprendizagens discentes. Curitiba: CRV, 2014.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.




















