Aquisição tardia da Libras e teoria histórico-cultural: a educação e a inclusão de surdos

Libras late acquisition and historical-cultural theory: the deafs education and inclusion.

Autores

Resumo

O objetivo do artigo é compreender, à luz da teoria histórico-cultural, os fatores que levam à aquisição tardia da libras e as consequências para a vida do surdo, relativas à sua educação e inclusão social. Caracteriza-se como estudo bibliográfico, com abordagem qualitativa; os resultados revelam que o surdo pode encontrar obstáculos na aquisição da língua de sinais, tanto na família como na escola. Os fatores são falta de conhecimento da língua de sinais pelos pais, professores e sociedade; aceitação da surdez pelos pais; compreensão da surdez como doença; questões econômicas; intensidade da surdez; insuficiência de políticas públicas na área de aquisição da libras e de investimentos na formação de professores e intérpretes. As consequências negativas são atraso no desenvolvimento da língua, na constituição da identidade do surdo e no acesso ao conhecimento escolar e à cultura.

Palavras-chave: Aquisição tardia da libras; Teoria histórico-cultural; Educação e inclusão escolar.

 

 

Abstract

This paper goal is understanding by the cultural-historical theory displayed the reasons which make the brazilian sign language be delayed acquired and those consequences in the deaf lives liked with thier education and social. It’s known as a bibliographic study with qualitative approach; the results show that the deaf might have hurdles in the sign language acquisition, both in the family and at school. The grounds are the knowledge sign language lack by parents, teachers and society; defness agreement by parents; defness understanding as a disease; financial issues; depth defness; public policies weakness in the libras acquisition subjects and in teachers and interpreters preparing. The negative effects are language development delays, in the deaf identity compose and in school knowledge and culture access.

Keywords: Brazilian sign language delayed acquisition; Cultural-historical theory; Education and school inclusion.

 

 

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Biografia do Autor

Lindomar Lindolfo Steffen, Unioeste - Campus Cascavel

Mestre em Educação (UNIOESTE). Docente de AEE no Programa de Educação Especial (UNIOESTE – Campus Cascavel – PR). Graduado em História e Filosofia – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Graduado em Letra-Libras (Uniasselvi). Especialização em Libras – (UNINTESE). Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Histórico-Cultural (Inst. Saber) – Intérprete de Libras – UTFPR. E-mail: lindomar04@hotmail.com - Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0245-9603.

Jane Peruzo Iacono, UNIOESTE

Doutora em Letras e Mestre em Educação. Docente do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Membro do Programa de Educação Especial – PEE e dos Grupos de Pesquisa Aprendizagem e Ação Docente (GPAAD) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial (GEPEE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). E-mail: janeperuzo@gmail.com – Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3285-2411.

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Publicado

16/10/2023
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Como Citar

STEFFEN, L. L.; IACONO, J. P. Aquisição tardia da Libras e teoria histórico-cultural: a educação e a inclusão de surdos: Libras late acquisition and historical-cultural theory: the deafs education and inclusion. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5703. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

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Artigos